Interdependente: música e conhecimento e vice-versa

"Vida longa e próspera ao conhecimento e à música"

Por conta do seu grande talento, carisma e inteligência, David Bowie, falecido em janeiro de 2016, influenciou não só músicos de várias partes do mundo, mas também pessoas ligadas à ciência. Depois da morte dele, diversos cientistas prestaram homenagens e expressaram gratidão por Bowie tê-los inspirado a trilhar o caminho do conhecimento. 

Por outro lado, o próprio cantor inglês e outros milhares de compositores e bandas criaram obras sob a inspiração do fascinante mundo das ciências e de outras artes. Foi baseado na interconexão dessas atividades humanas que surgiu o Interdependente - música e conhecimento. O site do projeto - o www.interdependente.com -, tornou-se parceiro do portal NE10 (www.ne10.com.br), no dia 4 de maio de 2018.

Idealizado pelo músico e jornalista AD Luna, o Interdependente - música e conhecimento é um projeto que integra os formatos de mídia escrita, audiovisual e de radiodifusão (tradicional e digital). No rádio, tendo a música como âncora, são abordados assuntos ligados ao conhecimento em geral, comportamento, educação, cidadania, direitos humanos, espiritualidade, saúde, ciência e outras artes. 

Na internet, são produzidas versões escritas de entrevistas e reportagens das edições veiculadas na rádio. Além de os áudios dos programas serem publicados na íntegra e de maneira gratuita. O principal objetivo do Interdependente é contribuir com a difusão do conhecimento, de maneira acessível e prazerosa e usando a música como base.

AJUDE o interdependente

QUEM somos

PROGRAMA DE RÁDIO

No dia 23 de fevereiro deste ano, o Interdependente - música e conhecimento iniciou a terceira temporada na Universitária FM (99,9), com uma hora de duração, sempre aos sábados, e começando às 18h. Com isso, abriu-se mais espaço para entrevistas, música, produção de coberturas de eventos e reportagens. A apresentação e roteiro é de AD Luna, a edição de áudio é feita por Gustavo Augusto, mestrando em comunicação pela UFPE. 

Nessa nova fase, o programa tratou a respeito de feminismo (com a publicitária Glenda Varotto e a historiadora Naymme Moraes), das origens e consolidação do heavy metal em Pernambuco (com Wilfred Gadêlha, jornalista e músico), espiritismo, política e sexualidade (Raphael Faé, editor do jornal Crítica Espírita) e liberdade de expressão, com a advogada Tereza Lara Campos, do Centro Popular de Direitos Humanos. Clique aqui para ouvir todos as edições de 2018.

Os artistas da cena musical pernambuca Lara Klaus, Decomposed God, Joana Knobbe, Zmusique, Fernandes, Maciel Salu, Lady Laay + Triinca deram depoimentos para falar sobre músicas suas que tocaram no programa. Outros artistas cujos sons apareceram no Interdependente - música e conhecimento 2018: Lia Sophia, Kiko Dinnucci, Alceu Valença, Manoel Cordeiro, Ira!, Nação Zumbi, Rita Lee & Tutti Frutti, Patife Band, Caetano Veloso, Robertinho de Recife, Heraldo do Monte, Felipe Cordeiro, Armandinho (foto), Dodô & Osmar, Pepeu Gomes, Marinho Guitarra de Ouro, Ernest Ranglin, A Cor do Som, Robertinho do Recife, Tinariwen, Steve Vai, Alkymenia, Evrah, Slayer, Post Malone, Kendrick Lamar, Rihanna, entre outros

No dia 5 de agosto de 2017, o Interdependente passou a ser veiculado na rádio Universitária FM 99,9 do Recife, aos sábados, às 13h30. A duração era de meia hora. Nesta segunda temporada, foram produzidas 22 edições. Entre os assuntos tratados tivemos: David Bowie e os 40 anos do disco Heroes, Maciel Salu, cavalo marinho, wicca e neopaganismo,  zen budismo e (homo)sexualidade, cura gay, transumanismo e colonização espacial, Nação Zumbi, Orquestra Contemporânea de Olinda, canto lírico, violência urbana, feminismo, entre outros. Além do áudio, também são feitas versões escritas dos programas.

Edições de 2017

Dezembro - David Bowie, Nação Zumbi, Tratore, Maciel Salu e o cantor lírico Pedro Martins 

Novembro - Consciência Negra, Wicca, Sons de Pernambuco e Saúde do Músico

Outubro - Neopaganismo, Hip Hop, Orquestra Contemporânea de Olinda, violência urbana

Setembro - Cura gay, Hip hop, Renato Bandeira e Chico Mário, Passa Disco e Sonora 

Agosto - Zen budismo e homossexualidade, punk, transumanismo e jornalismo

Em julho de 2016, o Interdependente estreou como programa independente de rádio online. Foram realizadas nove edições, que trataram sobre teoria da evolução, comunicação não violenta, método científico, histórias de terror do Recife, yoga, ética na exploração espacial, futurismo, transumanismo, ficção científica, Direitos Humanos, fundamentalismo evangélico. Além dos depoimentos, os entrevistados contribuíram sugerindo músicas ligadas aos temas abordados ou aquelas que simplesmente lhes são caras. Lista com todos os programas do período.

Comentários