Terror, religião, Direitos Humanos, yoga, ficção científica no Interdependente 2016. Ouça todas as edições

"Cena" do livro "Encontro com Rama", de Arthur C. Clarke


Lançado em 17 de julho de 2016, o Interdependente - música e conhecimento mostra as conexões entre músicas do mundo e assuntos diversos. O programa de rádio online teve nove episódios nesta "primeira temporada", em 2016. Abaixo, todas as nove edições.

Apresentação, pautas e entrevistas: AD Luna
Trabalhos técnicos: Gustavo Augusto
Trilha das vinhetas: banda Monjolo


#9 - Teoria da evolução, Pearl Jam, David Bowie, Barenaked Ladies no Interdependente. Entrevista com a biomédica Carol Córdula

A biomédica pernambucana, olindense, Carol Córdula falou sobre um tema deveras interessante: Teoria da Evolução. Para você não ficar pagando mico por aí dizendo coisas como "Ah, isso é uma teoria!", Carol também explicou o que o termo teoria significa no contexto científico. 


#8 - Comunicação Não Violenta, Roberto Carlos, Ney Matogrosso e Franz Ferdinand. Ouça entrevista com o prof. Marcelo Pellizoli

Desenvolvida pelo psicólogo estadunidense Marshall Rosenberg (1934-2015), a Comunicação não violenta (CNV) tem servido como guia de pacificação de conflitos em mais de 65 países. Ela também pode ser aplicada na relações pessoas do dia a dia, em casa, no trabalho e nos chamados Círculos Restaurativos, prática derivada da Justiça Restaurativa. O professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Marcelo Pellizoli, que foi aluno de Rosenberg, fala sobre o tema. 


#7 - Recife Assombrado, Capiba, Chico Buarque, Secos & Molhados, Chico Science. Ouça entrevista com André Balaio

Medo, terror, horror! Esses são os temas que permeiam a sétima edição (sim, 7!) do Interdependente - música e conhecimento. Neste programa, o músico e escritor pernambucano André Balaio fala sobre O Recife Assombrado, projeto que expõe ao mundo contos e histórias horripilantes situadas na capital e em outras cidades do Estado. Na parte musical, logo na abertura, você se delicia com a medonha e bela Ave Satani, que faz parte da trilha do filme A profecia


#6 - Saiba como funciona o método científico. Ouça entrevista com o escritor e jornalista especializado em ciência Carlos Orsi, além de músicas de Frank Sinatra e Bruce Springsteen

Você vai saber como essa ferramenta pode te ajudar no dia a dia e a ficar atento a coisas taxadas como "cientificamente comprovadas". E mais: você sabia que nem sempre ouvir os dois lados é algo jornalisticamente correto em reportagens sobre ciência? É o caso, por exemplo, de questões envolvendo teoria da evolução e mitos religiosos como o criacionismo.


#5- Yoga, Pixies, Morrissey e Sigur Rós. Ouça entrevista com João Vieira

João Vieira tem pós-graduação em Yoga pela Faculdade de Educação Física da UniFMU, sob a orientação de Marcos Rojo. Em 2017, vai visitar a Índia pela décima vez. Mora em São Paulo, na região da Avenida Paulista. Gosta de hardcore e pós-punk, se diz devoto de bandas como Hüsker Dü e Pixies, , além de ser cicloativista, defensor do veganismo e dos animais.


#4 - Ética na exploração espacial e ficção científica. Entrevista com Alexey Dodsworth. Parte 2

O pesquisador e escritor conversa sobre assuntos interessantíssimos. Você sabia que a humanidade já passou por dilema ético relacionado à possível vida extraterrestre? Sabia que a queda de um meteoro destruidor sobre a Terra é algo bastante provável de acontecer? Na parte musical, selecionamos a versão do clássico Space oddity, de David Bowie, gravada pelo astronauta canadense Chris Hadfield. A fantástica Assim falou Zaratustra, de Richard Strauss, e Countdown, do Rush. Ele também discorre sobre as conexões entre ficção científica e pesquisa espacial. Além de contar destalhes dos seus livros de ficção científica Dezoito de escorpião e o mais recente, O esplendor.


#3 - Exploração espacial, futurismo, transumanismo, Black Mirror e astrologia. Ouça entrevista com Alexey Dodsworth. Parte 1

Alexey cursa doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo e pela Universidade Ca' Foscari de Veneza (Itália). É mestre em Ética e Filosofia Política também pela USP e pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da USP no grupo de pesquisas "O Futuro nos Interpela". Na parte musical, sons de Daft Punk e David Bowie escolhidos pelo entrevistado.


#2 - O jornalista e ativista Ivan Moraes fala sobre Direitos Humanos e o perigo do fundamentalismo

Você vai ouve ainda a música Liberdade, de Edson Gomes, clássico de nove entre cada dez protestos realizados no Recife; vai conhecer um pouco da história do regueiro baiano. A segunda atração é Siba e a Fuloresta tocando Toda vez que eu dou um passo, o mundo sai do lugar.


#1 - "As pessoas não querem o Cristo, elas querem os milagres". Na estreia do programa, entrevista com Alexandre Cabral. Pastor protestante que não tem medo de reconhecer os erros cometidos no passado e no presente pelo cristianismo. Na entrevista, Cabral trata da desconexão entre os ensinamentos de Jesus e as palavras e atitudes daqueles que se dizem seguidores dele.

Na parte musical, sons escolhidos pelo próprio pastor. A saber, Geni e o zepelin, de Chico Buarque e Gita, de Raul Seixas e Paulo Coelho. Aproveitando esse gancho da obra do Raulzito, o Interdependente aborda o Bhagavad Gita, um dos mais belos textos da tradição espiritual da Índia.