Ana Areias cria rede de afetos para lançar livro "Avesso da Saudade"

Ana Areias é escritora e cantora. Foto: divulgação

Livro de poemas inéditos é lançado através das redes sociais com participação de amigos e artistas colaboradores devido ao distanciamento social imposto pela pandemia. A autora traz sua obra a público reivindicando um lugar de resistência afetiva para a poesia.

A escritora-cantora Ana Areias lança seu primeiro livro de poemas com escritos inéditos e textos já apresentados anteriormente na internet. As atividades de lançamento estão acontecendo virtualmente, desde o dia 24 de abril, na internet através das redes sociais da autora, de artistas convidados e de leitores, já que os eventos presenciais que seriam realizados entre abril e julho de 2020 foram cancelados devido à pandemia. 

Para marcar o lançamento do livro, artistas, leitores e amigos de Ana Areias gravarão e veicularão, em suas próprias páginas virtuais e nas da autora, vídeos com leituras de trechos do livro, criando um verdadeira rede de afetos na internet.



Em Avesso da Saudade a poeta reivindica para a poesia o lugar de resistência afetiva. "Enquanto segue a epidemia de maldade e os sustos perdem cada vez mais seu elemento surpresa, insistiremos em ser a resistência da empatia desvalorizada", proclama Ana Areias no poema “Malucos Amáveis”. 

A autora avisa que, apesar do lançamento ocorrer no ambiente digital, a experiência dos leitores será analógica e calorosa. “Quem comprar o livro receberá seu exemplar em casa, via Correios, com dedicatória personalizada. É minha forma de abraçar carinhosamente as pessoas”, diz Ana Areias.

A obra é publicada pela editora Amelie, de São Paulo, que privilegia o lançamento de novos autores em regime de parceria, abrindo espaço para a produção literária independente. O livro inclui ilustrações de Sofia Lobo, designer pernambucana que já desenvolve parceria estreita com Ana Areias em seus trabalhos musicais.



BIOGRAFIA

No início dos anos 2000 Ana Areias iniciou sua trajetória artística cantando, em São Luís (MA). Em meados dessa década, mudou-se para Recife (PE) onde continuou nos palcos musicais e também começou a sua produção literária, escrevendo em prosa. Em 2008, passou a publicar seus escritos no blog Café com Leite. 

Dez anos depois, começou a levar suas narrativas ao público também pelas redes sociais, ao mesmo tempo em que retomou sua carreira de cantora, agora escrevendo letras e criando canções em parceria.

"Avesso da Saudade" é seu livro de estreia e sua primeira incursão na poesia.

Instagram @anaareias;

Comentários