Documentário aborda finitude da vida e Cuidados Paliativos



Por ANCP

Com objetivo de mostrar como o ser humano encara sua própria finitude, quando está diante de uma situação, em que sua vida esteja ameaçada pela progressão de uma doença, o documentário “Antes do Sol se Pôr” aborda a finitude da vida e os Cuidados Paliativos com o auxílio de diversos especialistas, entre eles o médico e presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), André Filipe Junqueira.

Produzido por Jonas Almeida, Gabriel Camargo, Vitor Alves e Marília Moraes, de forma independente e sem fins lucrativos, como resultado do projeto de graduação dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, o documentário tem duração de 25 minutos, e exibe várias entrevistas com pacientes que estão sob cuidados paliativos e com especialistas como Maria Isis Martins, psicóloga; Tom Almeida, o fundador do movimento inFinito.etc; e Samir Salman, médico e superintendente do Hospital Premier.



“Nosso objetivo foi contar histórias e mostrar a percepção das pessoas que convivem com uma doença que não tem cura. Além dos pacientes, há o lado de quem está capacitado para cuidar, sendo os profissionais e especialistas em cuidados paliativos que, diariamente, atendem pacientes desde o diagnóstico da doença até a fase terminal”, explica o integrante do grupo Jonas Almeida. 

Segundo Jonas nesse processo, a equipe descobriu que não se trata de morrer, mas, sim, de como viver e ter o máximo de qualidade de vida possível no tempo que resta.

Assista ao documentário "Antes do sol se pôr"


Indicação de leitura

A Morte É Um Dia que Vale a Pena Viver
por Ana Cláudia Quintana Arantes

A morte é talvez o maior medo de boa parte das pessoas, além de ser ainda um tabu. No entanto, Ana Claudia Quintana Arantes nos mostra, neste livro, que a grande questão envolvendo a morte, na verdade, é a vida.

Como estamos vivendo? Nossos dias estão sendo devidamente aproveitados ou vamos chegar ao fim desta jornada cheios de arrependimentos sobre coisas que fizemos – ou, pior, que não fizemos?


Ana Claudia, médica especialista em Cuidados Paliativos, compartilha suas experiências pessoais e profissionais e incentiva que as pessoas cultivem relações saudáveis, cuidem de si próprias com a mesma dedicação com que cuidam dos parentes e amigos e procurem ter hábitos saudáveis, sem deixar de fazer aquilo que têm vontade e as torna felizes.

Este livro apresenta uma reflexão fundamental para os dias de hoje, tempo em que vivemos com a sensação permanente de que estamos deixando a vida escorrer entre os dedos. (Texto da Amazon)

Comentários