MIMO Instrumental abre inscrições para jovens artistas


Amaro Freitas Trio, em 2017. Foto: Beto Figueiroa

Por Nina Solon

Quatro artistas ou grupos serão selecionados, por comissão técnica e júri popular, para se apresentar com grandes atrações nas edições de Paraty, Rio de Janeiro, São Paulo e Olinda

Estão abertas, de 20 de junho a 15 de julho, as inscrições para o Prêmio MIMO Instrumental, edição 2018, um incentivo à inovação musical. A premiação contempla anualmente novos talentos da música instrumental, entre 18 e 35 anos de idade, com o objetivo de valorizar jovens artistas nos campos da composição, técnica e estética musicais e que apresentem trabalhos nas categorias de música popular e de câmara, autorais ou não.

Os principais critérios de avaliação dos candidatos são: a originalidade, o apuro técnico e a inovação estética. Oito artistas ou grupos musicais, de até cinco integrantes, serão selecionados por uma comissão técnica e passam pelo voto popular, que elege os quatro vencedores. Estes se apresentam com destaque na programação oficial do MIMO Festival, dividindo o palco com grandes atrações programadas para 2018. Os vencedores do Prêmio MIMO Instrumental serão divulgados no dia 21 de agosto, junto com a programação completa da edição do MIMO em Paraty. 

No Brasil, o MIMO Festival 2018 vai acontecer em quatro cidades: Paraty, de 28 a 30 de setembro, Rio de Janeiro, de 15 a 17 de novembro, São Paulo, 19 e 20 de novembro, e Olinda, de 23 a 25 de novembro. A programação dos eventos será divulgada a partir de agosto.

Já saiu a programação do MIMO Amarante, Portugal 


AS INSCRIÇÕES

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas exclusivamente através de formulário próprio disponibilizado no portal do MIMO Festival - www.mimofestival.com. Os candidatos devem descrever seu trabalho detalhadamente, incluindo histórico e links para vídeos e registro das músicas. O material será analisado pela curadoria do MIMO Festival junto com profissionais do setor, especialmente convidados para esta seleção. Inicialmente, a comissão escolherá oito trabalhos que serão levados a júri popular. Os quatro artistas ou grupos mais votados serão contemplados com concertos dentro da programação do MIMO Festival no Brasil.

SOBRE O PRÊMIO MIMO INSTRUMENTAL

O prêmio foi lançado pelo MIMO Festival em 2014 e teve enorme êxito. Em sua primeira edição atraiu 346 artistas e grupos instrumentais de todo o país. Até hoje foram 4 editais, 5 cidades, 1.056 candidatos e 16 vencedores, entre eles:



·         Hércules Gomes (Espírito Santo) / Ouro Preto, 2014

·         Jorginho Neto (São Paulo) / Olinda, 2014

·         Quarteto De Clarinetas Ômega (Rio De Janeiro) / Paraty, 2014

·         Coutto Orchestra (Sergipe) / Tiradentes, 2014

·         João Camarero (São Paulo) / Rio de Janeiro, 2015

·         Antônio Guerra (Rio de Janeiro) / Rio de Janeiro, 2015

·         Strobo (Pará) / Paraty, 2015

·         Docontra (Minas Gerais) / Rio de Janeiro, 2016

·         Amaro Freitas Trio (Pernambuco) / Olinda, 2016

·         Messias Britto (Bahia) / Paraty, 2016

·         Vinícius Muniz (São Paulo) / Tiradentes, 2016

·         Guanduo (Minas Gerais) / Ouro Preto, 2016

·         André Siqueira (Rio de Janeiro) / Tiradentes, 2017

·         Thiago Almeida (Ceará) / Ouro Preto, 2017

·         Relógio De Dalí (Rio De Janeiro) / Rio de Janeiro, 2017

·         Salomão Soares (Paraíba) / Olinda, 2017

SERVIÇO – PRÊMIO MIMO INSTRUMENTAL
Inscrições gratuitas

De: 20 de junho a 15 de julho
Inscrições: pelo portal www.mimofestival.com
Artistas: de 18 a 35 anos
Categorias: música popular e música de câmara
Divulgação dos oito selecionados para voto popular: 6 de agosto
Anúncio dos vencedores: 21 de agosto

Comentários