domingo, dezembro 11, 2016

Música, ciência, comunição não violenta, terror, religião, Direitos Humanos, yoga, ficção científica no Interdependente 2016. Ouça todas as edições

"Cena" do livro Encontro com Rama, de Arthur C. Clarke. Reprodução Internet
Lançado em 17 de julho de 2016, o Interdependente - música e conhecimento mostra as conexões entre músicas do mundo e assuntos diversos. O programa de rádio online teve nove episódios nesta "primeira temporada", em 2016. Abaixo, todas as nove edições.

Apresentação, pautas e entrevistas: AD Luna
Trabalhos técnicos: Gustavo Augusto
Trilha das vinhetas: banda Monjolo




#9 - Teoria da evolução, Pearl Jam, David Bowie, Barenaked Ladies no Interdependente. Entrevista com a biomédica Carol Córdula

A biomédica pernambucana, olindense, Carol Córdula falou sobre um tema deveras interessante: Teoria da Evolução. Para você não ficar pagando mico por aí dizendo coisas como "Ah, isso é uma teoria!", Carol também explicou o que o termo teoria significa no contexto científico. 


#8 - Comunicação Não Violenta, Roberto Carlos, Ney Matogrosso e Franz Ferdinand. Ouça entrevista com o prof. Marcelo Pellizoli

Desenvolvida pelo psicólogo estadunidense Marshall Rosenberg (1934-2015), a Comunicação não violenta (CNV) tem servido como guia de pacificação de conflitos em mais de 65 países. Ela também pode ser aplicada na relações pessoas do dia a dia, em casa, no trabalho e nos chamados Círculos Restaurativos, prática derivada da Justiça Restaurativa. O professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Marcelo Pellizoli, que foi aluno de Rosenberg, fala sobre o tema. 


#7 - Recife Assombrado, Capiba, Chico Buarque, Secos & Molhados, Chico Science. Ouça entrevista com André Balaio

Medo, terror, horror! Esses são os temas que permeiam a sétima edição (sim, 7!) do Interdependente - música e conhecimento. Neste programa, o músico e escritor pernambucano André Balaio fala sobre O Recife Assombrado, projeto que expõe ao mundo contos e histórias horripilantes situadas na capital e em outras cidades do Estado. Na parte musical, logo na abertura, você se delicia com a medonha e bela Ave Satani, que faz parte da trilha do filme A profecia


#6 - Saiba como funciona o método científico. Ouça entrevista com o escritor e jornalista especializado em ciência Carlos Orsi, além de músicas de Frank Sinatra e Bruce Springsteen

Você vai saber como essa ferramenta pode te ajudar no dia a dia e a ficar atento a coisas taxadas como "cientificamente comprovadas". E mais: você sabia que nem sempre ouvir os dois lados é algo jornalisticamente correto em reportagens sobre ciência? É o caso, por exemplo, de questões envolvendo teoria da evolução e mitos religiosos como o criacionismo.


#5- Yoga, Pixies, Morrissey e Sigur Rós. Ouça entrevista com João Vieira

João Vieira tem pós-graduação em Yoga pela Faculdade de Educação Física da UniFMU, sob a orientação de Marcos Rojo. Em 2017, vai visitar a Índia pela décima vez. Mora em São Paulo, na região da Avenida Paulista. Gosta de hardcore e pós-punk, se diz devoto de bandas como Hüsker Dü e Pixies, , além de ser cicloativista, defensor do veganismo e dos animais.


#4 - Ética na exploração espacial e ficção científica. Entrevista com Alexey Dodsworth. Parte 2

O pesquisador e escritor conversa sobre assuntos interessantíssimos. Você sabia que a humanidade já passou por dilema ético relacionado à possível vida extraterrestre? Sabia que a queda de um meteoro destruidor sobre a Terra é algo bastante provável de acontecer? Na parte musical, selecionamos a versão do clássico Space oddity, de David Bowie, gravada pelo astronauta canadense Chris Hadfield. A fantástica Assim falou Zaratustra, de Richard Strauss, e Countdown, do Rush. Ele também discorre sobre as conexões entre ficção científica e pesquisa espacial. Além de contar destalhes dos seus livros de ficção científica Dezoito de escorpião e o mais recente, O esplendor.


#3 - Exploração espacial, futurismo, transumanismo, Black Mirror e astrologia. Ouça entrevista com Alexey Dodsworth. Parte 1

Alexey cursa doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo e pela Universidade Ca' Foscari de Veneza (Itália). É mestre em Ética e Filosofia Política também pela USP e pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da USP no grupo de pesquisas "O Futuro nos Interpela". Na parte musical, sons de Daft Punk e David Bowie escolhidos pelo entrevistado.


#2 - O jornalista e ativista Ivan Moraes fala sobre Direitos Humanos e o perigo do fundamentalismo

Você vai ouve ainda a música Liberdade, de Edson Gomes, clássico de nove entre cada dez protestos realizados no Recife; vai conhecer um pouco da história do regueiro baiano. A segunda atração é Siba e a Fuloresta tocando Toda vez que eu dou um passo, o mundo sai do lugar.


#1 - "As pessoas não querem o Cristo, elas querem os milagres". Na estreia do programa, entrevista com Alexandre Cabral. Pastor protestante que não tem medo de reconhecer os erros cometidos no passado e no presente pelo cristianismo. Na entrevista, Cabral trata da desconexão entre os ensinamentos de Jesus e as palavras e atitudes daqueles que se dizem seguidores dele.

Na parte musical, sons escolhidos pelo próprio pastor. A saber, Geni e o zepelin, de Chico Buarque e Gita, de Raul Seixas e Paulo Coelho. Aproveitando esse gancho da obra do Raulzito, o Interdependente aborda o Bhagavad Gita, um dos mais belos textos da tradição espiritual da Índia.