Ética na exploração espacial e ficção científica no Interdependente #4. Ouça entrevista com Alexey Dodsworth. Parte 2

"Cena" do livro Encontro com Rama, de Arthur C. Clarke
Na segunda parte da entrevista que concedeu ao Interdependente - música e conhecimento 2016, o pesquisador e escritor Alexey Dodsworth conversa sobre temas interessantíssimos. Você sabia que a humanidade já passou por dilema ético relacionado à possível vida extraterrestre? Sabia que a queda de um meteoro destruidor sobre a Terra é algo bastante provável de acontecer? Pois é. Esses temas são expostos por Dodsworth com equilíbrio, sem alarmismo. Na parte musical, selecionamos a versão do clássico Space oddity, de David Bowie, gravada pelo astronauta canadense Chris Hadfield. A fantástica Assim falou Zaratustra, de Richard Strauss, e Countdown, do Rush.


Ele também discorre sobre as conexões entre ficção científica e pesquisa espacial. Além de contar destalhes (sem spoilers) dos seus livros de ficção científica Dezoito de escorpião (leia resenha aqui) e o mais recente, O esplendor. Nesta obra, Alexey descreve a vida no fascinante planeta Aphriké, o qual é povoado por uma raça telepática que não tem ideia do que seja sono, privacidade e sonho. 

Todos os moradores conhecem os pensamentos uns dos outros. Algo como nosso Facebook de hoje, numa versão centenas de vezes mais radical. Tal mundo foi concebido por R’av, uma espécie de deus criador passível de erros e imperfeições. Os seres de Aphriké são negros e o planeta deles é iluminado por seis sóis, com nomes de orixás: Oya, Sango, Osum, Osala, Omulu e Yewa. Além de elementos da cultura afro, também há referências ao budismo, a distopias de Orwell e Zamyatin, obras de Isaac Asimov e conhecimentos de filosofia e astronomia do autor. Leia mais, aqui!

Na Amazon, é possível ter acesso a uma "amostra grátis" de O esplendor



Lançado em 17 de julho de 2016, o Interdependente - música e conhecimento, mostra as interdependências, conexões entre músicas do mundo e assuntos diversos.

Apresentação e pauta: AD Luna
Trabalhos técnicos: Gustavo Augusto
Trilha das vinhetas: banda Monjolo