Exploração espacial, futurismo, e astrologia no Interdependente #3. Ouça entrevista com Alexey Dodsworth. Parte 1



- Futurismo
- Exploração e colonização espacial
- Transumanismo
- Dilemas éticos, Filosofia e Ficção Científica 
- Série Black mirror
- Astrologia

Esses são alguns dos assuntos abordados na edição #3, do Interdependente - música e conhecimento 2016. O pesquisador e escritor Alexey Dodsworth fala sobre a importância da exploração espacial e suas implicações no cotidiano e na sobrevivência da humanidade. Na parte musical, sons de Daft Punk e David Bowie escolhidos pelo entrevistado.


Dodsworth tem três livros de ficção publicados. Dezoito de Escorpião (Novo Século, 2014), foi contemplado com o Prêmio Argos (edição 2015) na categoria “melhor romance de literatura fantástica”. O mais recente é O esplendor (2016, Draco Editora).  O terceiro livro, Extemporâneo, foi selecionado pelo Programa de Apoio à Cultura do Estado de São Paulo e fará parte da coleção Infinitos mundos (Editora Presságio) a ser lançada ainda em 2016.

Alexey cursa doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo e pela Universidade Ca' Foscari de Veneza (Itália). É mestre em Ética e Filosofia Política também pela USP e pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da USP no grupo de pesquisas "O Futuro nos Interpela". Cursa também a graduação em Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (USP) - no momento, curso trancado. Em Filosofia, tem como principais focos de pesquisa e interesse os seguintes temas: filosofia contemporânea; filosofia política e ética; epistemologia; filosofia da ciência; transumanismo. Em Astronomia, tem como principais focos de pesquisa e interesse os seguintes temas: estratégias de divulgação científica; astrobiologia; sistemas prebióticos; exoplanetas.