Sonoridade e paisagens nordestinas no disco de Alexandre Revoredo


Disco do cantor de Garanhus reúne vários convidados. Foto: Breno 

Por Milton Raulino

Chegou às plataformas digitais no último 27 de março um dos discos mais aguardados da música autoral pernambucana. O garanhuense Alexandre Revoredo sela sua caminhada de 15 anos como multi artista com o lançamento de seu disco de estreia “REVOREDO”, disponível nos principais canais de streaming. O disco reúne 11 canções inéditas com direção musical de Juliano Holanda e time de peso, dos parceiros de composição às participações especiais. 

Tal como a naturalidade do viver, o disco é metáfora para o amadurecimento da trajetória do artista, que inclui livros escritos, composições, produções de espetáculos e ações culturais e, principalmente, subida a palcos por todo o Pernambuco. Através da poesia musicada, “REVOREDO” traça a história do poeta e de suas experiências de vida – o existir, o amar, o sentir saudade, a nostalgia e sua relação com o sagrado e com a passagem do tempo. 

O repertório do disco é totalmente autoral, com composições de Revoredo junto a importantes parceiros de composição – PC Silva, Marcello Rangel, Martins, Marcelino Freire, Nilson Carvalho e Kleber Albuquerque. Transitando entre o MPB e o regional, com toques sensíveis de afrobrasilidade, o álbum traz uma pluralidade de ritmos e poéticas, sempre pautado pela riqueza lírica da canção, da poesia cantada, da engenhosidade sutil e requintada das rimas e versos. 

Na faixa de abertura, “Sou”, o artista se reconhece e se autoproclama. Nas baladas “Acetona”, “Busca” e “Argumento”, se entrega ao amor romântico. O samba se faz presente em “Vingança” e “Xô”, enquanto a regionalidade aparece em “Passotempo” e “Andor”. Nas participações especiais aparecem Rubi, Gabi da Pele Preta, Jr. Black, Antônio Marinho e Stephany Metódio, fechando a equipe de colaboradores. 

A ideia do disco surgiu em 2016, a princípio como EP. Após a aprovação no Funcultura, o projeto ganhou novos contornos e chega ao público agora em 2020. No último 04/04, quando haveria show de lançamento no CPC Sesc Garanhuns, Revoredo fez um show virtual através do Instagram. No segundo semestre, a previsão é de uma turnê estadual do disco, também com apoio do edital, com passagem pelo Recife e outras cidades pernambucanas. 

Ouça o álbum na íntegra:


+ Escute “REVOREDO” nas plataformas digitais: 

Disponível em Spotify, Deezer Tidal, Apple Music, iTunes, Google Play, Napster e Shazam - https://tratore.ffm.to/revoredo

Disponível também no YouTube: https://youtu.be/aijxeSed9n4 

+ SOBRE O ARTISTA 

Cantor, compositor, instrumentista, poeta, escritor, ator... o multiartista Alexandre Revoredo é garanhuense e tem se destacado em Pernambuco através de seu trabalho com música e literatura. Além de ser atuante como compositor e poeta, é produtor cultural e gestor do espaço Aldeia Tear, tendo ajudado a promover arte e cultura em Garanhuns através de iniciativas como o Studio Tear e a Mostra Mundaú de Canções. 

Nos últimos anos, participa de shows por todo o Estado, com repertório autoral e junto a compositores e artistas da cena autoral contemporânea. Foi o primeiro artista do Agreste Meridional a aprovar a gravação de um disco através do edital Funcultura e é referência para novas gerações do Agreste. 

Comentários