Banda pernambucana Avoada lança novo clipe



Imagens foram captadas no Cabo de Santo Agostinho e montadas pelo cineasta Jean Santos

A Avoada, coletivo musical itinerante formado pelos compositores pernambucanos Juvenil Silva, Marília Parente, Marcelo Cavalcante e Feiticeiro Julião, lançou nesta quarta (2) seu segundo clipe. Gravadas em Vila Nazaré, na parte histórica da cidade do Cabo de Santo Agostinho, as imagens que compõem o trabalho foram montadas pelo cineasta Jean Santos e ilustram a música “O Fantasma”, que, de autoria do Feiticeiro Julião, integra o primeiro EP do grupo, em julho deste ano.  

Seguindo a espontaneidade artística e criativa que aos poucos torna-se uma das marcas do coletivo, a Avoada, assim como no primeiro clipe- que ilustra a música “Diário de Bordo”-, aproveitou as paisagens do itinerário dos shows para produzir as imagens, feitas pelas mãos dos próprios artistas em parceria com os jornalistas Andrea Trigueiro e Jéfte Amorim. “Eles estavam nos mostrando as belezas do Cabo, como o cemitério e a Casa do Faroleiro, quando decidimos fazer ali mesmo um clipe. Para mim, essa é uma das maiores qualidades do projeto”, comenta Marília Parente.

O cineasta Jean Santos conta que a ampla utilização do recurso da duplicação das imagens no clipe foi inspirada pela estética da psicodelia pernambucana dos anos 1970, forte referência da Avoada. “É como se as imagens fossem um detalhe de um caleidoscópio, tentei me aproximar desse efeito. Também me inspirei muito nos elementos da música e do ritmo que são simples e remetem ao artesanal”, comenta. 

A canção que embala o novo clipe reforça, ainda que nas entrelinhas, a poética política do coletivo. “A música trata desse fetiche em torno dos artistas. Apesar de fazermos um show, somos todos trabalhadores e músicos, seres humanos. O palco tem esse poder de criar mitos, mas ser um mito não é algo que esteja em nossos planos”, afirma Julião. O compositor ressalta ainda que “O Fantasma” fala sobre a dificuldade de viver de música. “Coisa que tem se acentuado em um país que coloca artistas e professores como inimigos”, completa. 


Sobre Avoada

Trupe musical itinerante formada pelos compositores Juvenil Silva, Marília Parente, Feiticeiro Julião e Marcelo Cavalcante. A partir de arranjos de cordas, o conjunto autoral possui forte influência do rock rural, do folk rock, do rock psicodélico e da música popular nordestina. "Se existe o Grande Encontro, somos o pequeno", brinca o Feiticeiro Julião. Com poesias que recorrem constantemente às temáticas da estrada e da liberdade, Avoada também é a postura política de artistas que questionam o conservadorismo nos costumes e o fascismo na política institucional. Em julho, Avoada lançou seu primeiro EP, intitulado "Marília, Marcelo, Julião e Juvenil", já disponível todas as plataformas digitais. 

Comentários