Pantanoso Fest reúne bandas recifenses de metal

Trio Dom Lodo toca no Pantanoso Fest. Foto: Aguinaldo Flor/Divulgação


Evento ocorre neste sábado (7), no centro da capital, com venda e sorteio de comida vegana e uma bolsa de viagem

Houve um tempo no Recife e Região Metropolitana no qual bandas pesadas dos mais variados estilos se uniam e organizavam pequenos festivais por conta própria. Admiradores do metal, punk e hardcore se encontravam em bairros centrais e periféricos para prestigiar artistas locais e interagir pessoalmente.

É com esse espírito de celebração e união que ocorre a primeira edição do Pantanoso Fest, sábado (7), a partir das 19h, no Darkside Studio, centro da capital pernambucana, com shows da Dom Lodo, Slowner - ambas de doom metal - e Brutal Order, calcada no thrash metal. O DJ Osman Frazão completa a programação da noite. No local. haverá ainda venda de comida vegana, sorteio de uma bolsa de viagem da Fag e de um Kit Vegano. Os ingressos custam R$ 10.



A ideia inicial partiu da Dom Lodo, que convidou as outras bandas a participar do projeto. "Mesmo no âmbito nacional, é muito difícil para bandas e produtores da cena do metal sobreviverem. Resolvemos nos juntar para produzir o evento, investir em shows próprios, fazer a coisa acontecer", destaca Anderson Mutley, vocalista e baixista da DL.

Para Lulu Batera, integrante da Brutal Order, a realização do Pantanoso Fest traz de volta a força de cooperação que havia no passado, antes do surgimento da internet. "A galera saia de suas casas para ir às apresentações. Rolava show em bairros como Curado, Casa Amarela, Alto José do Pinho, com bandas de estilos diversos. A coisa funcionava", relembra o músico.

O guitarrista Lucas, da novata Slowner, defende que os grupos precisam se movimentar e não depender apenas da iniciativa de produtores de shows. "Tem muita banda autoral precisando de espaço e a gente também pretende organizar nossos próprios eventos", adianta.

Pantanoso Fest tem apoio do Tropical Audio, Darkside Studio, Fag Bolsas e Acessórios, Veganos Ativos e Interdependente - música e conhecimento.

Sobre as bandas


Dom Lodo

Foi criada em 2007, com outro nome: Electric Mooker. Tinha como influências bandas pioneiras do heavy, doom metal e do stoner, como Black Sabbath, Sleep, Electric Wizard, Saint Vitus, Kyuss, Blue Cheer, Jimi Hendrix. Além das inspirações blueseiras de Muddy Waters, John Lee Hooker e Howlin' Wolf. Até 2012, realizou shows pelo estado tocando músicas do primeiro single, quando fez uma pausa. O grupo voltou em maio de 2017 com AD Luna, na bateria, e com o novo nome. Lançaram o novo EP, "The bastard", no início de 2019, com produção do próprio guitarrista do trio, Pedro "Vitus" Santos. Atualmente estão trabalhando em novas composições. Links:






Brutal Order

Com o encerramento das atividades da Firetomb em 2017, os ex-integrantes Lulu Batera, o baixista Risaldo Silva e o guitarrista Randall Silva resolveram manter os laços musicais e criar outra banda. Paralelo ao processo de composição, eles buscavam um vocalista. Após meses de testes, escolheram Tiago Xaves - guitarrista e cantor de uma geração anterior, que imediatamente se encaixou na proposta e ainda contribuiu com novas ideias. Em setembro de 2018, a Brutal Order lançou o primeiro EP "Homo hominis lupus", com cinco músicas na linha thrash metal, com pegada oitentista.






Slowner

Criada em julho de 2018, a Slowner teve como grande inspiração inicial o Kyuss - banda californiana responsável por chamar atenção o stoner rock. A produção das primeiras composições ia crescendo à medida que os integrantes da Slowner iam descobrindo novos sons do estilo. Um ano depois da sua criação, Lucas, vocal e guitarra; Isaac, guitarra; Renata, baixo; Gabriel, bateria lançaram o primeiro EP, homônimo, com cinco músicas e mais o videoclipe da música "Witch". Além do citado Kyuss, a Slowner também tem influências do Black Sabbath e a geração stoner e doom metal dos anos 1990, representada por nomes como Queens of The Stone Age, Sleep, e outros mais atuais, a exemplo da Monolord. Links:



Serviço

Pantanoso Fest - Dom Lodo, Brutal Order e Slowner
Sábado, 7 de setembro, a partir das 19h
Onde: Darskside Studio, rua Barão de São Borja, 89 - Soledade - Recife
Ingresso: R$ 10





Comentários