Discurso de Haddad vira música do Mombojó

A banda pernambucana Mombojó. Foto: Luan Cardoso

"Valor da Coragem”, do Mombojó, tem muita coisa pra te dizer 

Por Peu Araújo 

Os noticiários anunciavam ao cair da noite do dia 28 de outubro de 2018 o novo presidente do Brasil. Num hotel na região do Paraíso, em São Paulo, dezenas de pessoas se acotovelavam diante da televisão e percebiam uma derrota inevitável e cortante. O clima era triste, o gosto do insucesso amargava a boca. 

Fernando Haddad subiu ao púlpito diante de uma plateia que alternava o sentimento de “a luta continua” com o de “o que vamos fazer?”. O cenário preparado para anunciar sua vitória é o mesmo em que ele reconhece o revés. 

Agora você está se perguntando o que é que isso tem a ver com um release de uma música do Mombojó. Calma, que eu já explico. Deixa só manter um climinha de suspense aqui.

O discurso de Haddad começou com a seguinte frase: “em primeiro lugar, quero agradecer a todos os meus antepassados o valor da coragem para defender a Justiça a qualquer preço.” 

Sacou?! Então, vai lá, dá o play em “O Valor da Coragem” e volta aqui. Eu espero. 

Ouviu? 

É isso mesmo, o discurso que o candidato fez ao admitir democraticamente sua derrota virou canção e transformou a frase “aprender com a memória, a vida é feita de coragem” em bordão. Ela ainda nos lembra que “não vamos deixar esse país para trás”, num refrão que não sai da cabeça. 

A música do Mombojó e o discurso de Fernando Haddad — que, obviamente, é o autor da letra — nos faz lembrar que há muita, muita coisa em jogo. 

“O Valor da Coragem” é o oitavo single do álbum MMBJ12, que será lançado no final deste interminável 2019. É também o posicionamento, um fincar de pés, de uma das bandas pernambucanas mais expressivas do pós-manguebeat.

É amadurecimento, é vida adulta, mas é também uma passeada, quase um flerte, na energia do Nadadenovo, o primeiro disco da banda lançado há 15 anos. 

É bom de ouvir, tem história, deu bom. A faixa vem acompanhada do oitavo clipe dirigido por Luan Cardoso para o MMBJ12. 

Voltando ao fatídico 28 de outubro do ano passado: A tristeza da derrota, o palco preparado para receber o presidente que não tivemos e os desdobramentos políticos que vivenciamos poderiam nos trazer apenas a um cenário tétrico, mas o Mombojó trouxe muito mais, trouxe beleza, trouxe ressignificação. Trouxe, ouso dizer, esperança, aquela energia quase mística que nos faz cotidianamente seguir em frente. 

FICHA TÉCNICA Vicente Machado: bateria, coral Marcelo Machado: guitarra digital Missionário José: baixo, coral Felipe S: voz, coral Chiquinho Moreira: rhodes e synth, coral Adelson Lins - trombone Érico Veríssimo - trompete Gilberto Reis - sax tenor


Mombojó lança 8º single do MMBJ12 musicando o discurso de Fernando Haddad

O ‘Valor da Coragem é o oitavo single do grupo, que está inovando ao lançar uma faixa por mês. Desta vez, o grupo musicou o discurso do Fernando Haddad, claro, que com seu consentimento. O clipe/single chega nas plataformas digitais nesta sexta, 31 de maio.

Mombojós

Formada no começo dos anos 2000 em Recife, a banda Mombojó teve a oportunidade de conhecer diversos lados do mercado da música ao longo de seus 17 anos de carreira. O grupo conta com 05 álbuns. 

Envolvidos atualmente com a vontade e a necessidade de fazer um novo trabalho, o Mombojó se descobre em uma situação bem diferente da que gestou seus trabalhos anteriores. Atualmente espalhada por três estados, Pernambuco, São Paulo e Bahia, a família Mombojó também não para de crescer, com uma prole à beira de ultrapassar o número de discos e integrantes da banda.

A formação da banda: Felipe S - guitarra e voz; Chiquinho Moreira - teclado e vocoder; Marcelo Machado - guitarra e voz; Vicente Machado - bateria e voz; Missionário José - baixo e voz.

Mombojó leva o projeto MMBJ12 para os palcos

Com 18 anos de estrada e cinco discos na bagagem, os pernambucanos da Mombojó se reinventam e apresentam uma nova fase de trabalho, O MMBJ12: um projeto diferentão e ousado, que lança mensalmente um single inédito. As faixas estão saindo desde agosto nas plataformas digitais, rádios e web e, desde então, esse trabalho vem sendo apresentado nos palcos.

O MMBJ12 vai virar disco com a compilação de todos os singles, que serão nove, mais três faixas inéditas, fechando um disco completo em vinil e digital, no segundo semestre de 2019. Mas, é de experiência viva que estamos falando. E, enquanto o grupo cria e produz seu novo trabalho nos estúdios, aproveitam para voltar aos palcos, explorar novos lugares e retornar aos espaços que já acolheram a banda ao longo de sua carreira. E, durante esse trajeto, também redescobrir a banda, o público e seus caminhos pelo Brasil, através da interação ao vivo e também pelas redes sociais. 

Comentários