Bike PE: número de viagens cresce 434% no último ano



As bikes compartilhadas são um meio de transporte mais rápido e barato, além de ser um modal alternativo em momentos de crise em grandes cidades

A Tembici, líder no mercado de bicicletas compartilhadas na América Latina, está presente em Pernambuco desde de 2017 e conta com mais de 80 estações e 800 bikes na região do Recife. Neste mês, a empresa anuncia que entre janeiro de 2018 e 2019 houve um aumento de mais de 2738% nos usuários cadastrados, justificando um dos objetivos iniciais quando a empresa chegou na região pernambucana: oferecer transformação urbana, facilitar a mobilidade e melhoria da saúde de quem utiliza o serviço.

Além disso, fatores externos, como a greve dos caminhoneiros, em maio de 2018, e o aumento do combustível, em setembro de 2018, contribuíram para estes números e, também, para a aceitação do modal. Essas condições contribuíram ainda para o aumento no número de viagens com um aumento de 434% durante esse período.

“Estamos confiantes que esta alta aceitação e resultados tão expressivos são em grande parte porque temos bicicletas com um padrão de qualidade único, com a melhor tecnologia do mundo. São bikes e estações resistentes, confortáveis e seguras”, afirma Tomás Martins, presidente da Tembici.

Os dados da Tembici mostram que o Bike PE está presente na vida dos pernambucanos tanto para se deslocar ao trabalho, como para aproveitar momentos de lazer. Os maiores picos de uso são em dias úteis, das 8h às 9h da manhã e 17h às 19h da noite e aos finais de semana das 10h ao meio-dia. O tempo médio de viagem também varia, durante a semana é de 22 minutos e aos finais de semana são 35 minutos em média curtindo as belezas da cidade.

Os trajetos mais percorridos são os das regiões universitárias da UFPE, uma vez que utilizam o serviço para ir de um ponto a outro, dentro da faculdade, por meio dos pontos do Restaurante Universitário e CCS UFPE. Dessa forma, a Tembici percebe que o usuário de bikes compartilhadas utilizam o modal principalmente para curtas distâncias dentro de até 5KM.

Comentários