Rabeca de Seu Luiz Paixão no Aurora Instrumental

Seu Luiz Paixão é natural de Aliança (PE). Foto: João Azria

Por Flora Guedes

O Circuito Aurora Instrumental apresenta, nesta quarta-feira (14), Seu Luiz Paixão, um dos mais importantes rabequeiros do Brasil. O artista se aperfeiçoou como músico na tradição dos cavalos-marinhos e nas noites de forró nos engenhos da Zona da Mata Norte de Pernambuco, e é dono de um estilo único e virtuoso de tocar rabeca, além de ser um prolífico compositor. 

O show do mestre Luiz Paixão traz influências da world music, e ritmos como o forró coco de roda, samba de matuto, ska, salsa e merengue, e também terá uma nova formação musical, o rabequeiro vai tocar ao lado dos músicos Gilú Amaral (percussão), Hugo Gila (baixo) e Raphael Beltrão (bateria). O espetáculo inicia às 19h30, no Teatro Arraial Ariano Suassuna.

Além de composições dos dois primeiros discos gravados, também será apresentado no show o repertório que Seu Luiz Paixão está produzindo para o terceiro álbum da sua carreira solo. 

Nascido numa família de ilustres rabequeiros, em Aliança, na Mata Norte, o músico já representou o Brasil em eventos como o Congresso de Etnomusicologia, na Flórida (EUA), em 1999. 

Seu Luiz Paixão também se tornou o principal integrante do grupo da cantora e compositora Renata Rosa, rabequeira formada pelas mãos do próprio mestre. 


Aurora Instrumental

O Circuito Aurora Instrumental é o espaço legítimo da música instrumental no Recife. Aurora é paisagem e geografia da capital pernambucana, e também é o nome da tradicional rua do Centro do Recife, paralela ao Rio Capibaribe, e o endereço do Teatro Arraial Ariano Suassuna, local onde ocorrerão todos os espetáculos musicais da primeira edição do circuito - dividido em duas temporadas.

O evento, contemplado pela seleção pública do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), busca se posicionar como importante palco de expressão da diversidade, tradição e renovação da música instrumental e propõe o encontro do público com músicos e grupos instrumentistas de alta qualidade técnica e artística. A segunda temporada de concertos é realizada toda quarta-feira, de 10 de outubro a 12 de dezembro, sempre às 19h30, e com ingressos a preços populares.

SERVIÇO:
Aurora Instrumental apresenta Seu Luiz Paixão 
Dia: quarta-feira (14/11)
Horário: às 19h30
Local: Teatro Arraial Ariano Suassuna (Rua da Aurora, nº 457, Boa Vista, Recife – PE)
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).
Vendas: Bilheteria do Teatro Arraial (abre 1 hora antes do show) e no https://www.sympla.com.br/aurorainstrumental

Siga o Aurora Instrumental nas redes:
https://www.facebook.com/aurorainstrumental/
https://www.instagram.com/aurorainstrumental/
https://www.flickr.com/photos/163588024@N04/albums/72157694949948065

Comentários