Xenia França, Tiê e Negro Leo no Festival Brasil Summerfest

A cantora Xenia França é uma das atrações do festival. Foto: Thomas Artuzzi


Pela primeira vez, festival faz pré-estreia no Brasil, com três shows diferentes na mesma noite, antecipando o que acontecerá em Nova York.

No sábado, 23 de junho, às 21h30, na Casa Natura Musical, o Festival Brasil Summerfest promove noite especial em São Paulo, com três shows na mesma noite: Xenia França, Tiê e Negro Leo. Esta é a primeira vez que o público brasileiro poderá ver de antemão alguns dos shows programados para acontecer em julho e agosto, em alguns dos lugares mais badalados de Nova York.

Xenia França faz um show baseado no repertório do seu primeiro disco solo Xenia (Natura Musical), lançando em outubro de 2017, acompanhada por Fabio Leandro (teclado), Ricardo Braga (percussão), Daniel Pinheiro (bateria), Rodrigo Montovani (baixo elétrico) e Pipo Pegoraro (guitarra e MPC). Com produção de Lourenço Rebetez, Pipo Pegoraro e coprodução da própria artista, o álbum Xenia reverencia o som que vem da diáspora negra, em uma sonoridade essencialmente pop com pitadas de música eletrônica, jazz, samba-reggae, rock e R&B. 

"Há pouco mais de quatro anos, vivo um verdadeiro caso de amor pela música e cultura cubana. Neste trabalho, eu louvo esse povo tão maravilhoso por meio do Batá, tambor sagrado presente entre as gravações”, comenta Xenia. Baiana radicada em São Paulo, Xenia é uma cantora reconhecida, entre outros, pelo seu trabalho dentro da banda Aláfia. Sua carreira começou em 2007, quando cantava na noite paulistana sambas e clássicos da MPB no extinto grupo Capadoxe. Inserida em um cenário artístico de resgate e propagação da cultura afro-brasileira, a cantora se transformou em uma referência de empoderamento e comportamento feminino, principalmente para as mulheres negras.


Tiê apresenta um repertório com as músicas do seu quarto disco GAYA, lançado em outubro de 2017, entre elas Mexeu Comigo, Amuleto e Duvido. Tiê também toca músicas de seus três primeiros álbuns, como A Noite e Assinado Eu. Cantora e compositora de voz doce e letras sinceras, está na trilha da nova temporada de Malhação, Vidas Brasileiras, com a música Mexeu Comigo, enquanto o segundo single Amuleto esteve na novela O Outro Lado do Paraíso, ambas da TV Globo. O terceiro single acaba de ser lançado: Duvido tem a participação de Luan Santana e ganhou clipe de animação desenhado por Marina Quintanilha. 

Na turnê de GAYA, Tiê compõe o repertório mesclando novidades com os grandes sucessos de seus três primeiros discos - Esmeraldas (2014), A Coruja e o Coração (2011) e Sweet Jardim (2009). Sua música A Noite (album Esmeraldas) ultrapassou a marca de 90 milhões de views no YouTube e foi uma das cinco músicas mais tocadas em 2015.


Negro Leo mostra um show com voz e violão, baseado em seu último disco Action Lekking. Ele mesmo toca violão e antecipa algumas músicas que está compondo pro próximo disco, que irá chamar Desejo de Lacrar. No repertório, músicas de sua autoria como Tara, The Last Unicorn, Anjo do Bem, Fera Mastigada e Cênico, Provável, Cosmético.

Negro Leo é músico maranhense radicado inicialmente no Rio de Janeiro e atualmente residente em São Paulo. Lançou oito discos autorais, entre eles Niños Heroes (que lhe rendeu matéria no The New York Times e na Playboy americana) e Action Lekking, seu último disco, com indicações ao prêmio APCA e matérias em importantes veículos internacionais especializados em música, como The List, Chicago Reader e Bandcamp.


Festival Brasil Summerfest
Há oito anos, o Festival Brasil Summerfest é responsável por levar um pouco da cultura e da música brasileira para Nova York. Elza Soares, Nação Zumbi, Lenine, Criolo e Liniker e os Caramelows são apenas alguns dos nomes que já marcaram presença no evento, que, neste ano, realiza a maior edição de sua história e acontece de 29 de julho a 12 de agosto.

O Brasil Summerfest apresenta a programação principal de 2018 no dia 5 de agosto, em parceria com o SummerStage, quando as atrações fazem show no palco do maior festival de verão nova-iorquino, que é montado no Central Park.  Na ocasião, apresentam-se a banda BaianaSystem, a cantora Xenia França e o músico Hamilton de Holanda, com a participação especial de Roberta Sá.

Outros artistas escalados para o Brasil Summerfest serão espalhados por casas emblemáticas de Manhattan. Com uma carreira internacional bem-construída, Badi Assad sobe ao palco do Joes’s Pub no dia 31 de julho. No dia 10 de agosto, é a vez do cantor e compositor Rodrigo Amarante (Los Hermanos e Little Joy) se apresentar na National Sawdust, dividindo a noite com a cantora Ava Rocha. No dia 4 de agosto, Tiê faz sua estreia em Nova York, quando sobre ao palco do Le Poisson Rouge. Tradicional reduto de brasileiros, o Nublu recebe, no dia 3 de agosto,  Bruno Capinan.

Fundado em 2011 por Petrit Pula e produzido por People Time Entertainment, o Brasil Summerfest também reúne, no dia 29 de julho, uma seleção de expositores e barracas de comida brasileira na feira Hester Street Fair. Em 2018, o festival também abraça uma programação de filmes em parceria com o Cinema Tropical, além de workshops e palestras. O encerramento está marcado para 12 de agosto, em uma festa com DJs na House of Yes.

Casa Natura Musical
Inaugurada em maio de 2017, a Casa Natura Musical celebra um ano e o fato de ter entrado para o mapa cultural de São Paulo como uma das mais charmosas e aconchegantes casas de shows do País. Com total visibilidade de qualquer ponto da plateia, a Casa oferece uma combinação de conforto e qualidade musical, configurando o palco ideal para abrigar nomes consagrados, novos talentos e projetos desenhados a muitas mãos. O acesso por transporte público é fácil, pois a Casa está localizada na esquina da rua Artur de Azevedo com a rua dos Pinheiros, entre as estações Fradique Coutinho e Faria Lima do metrô, próxima a linhas de ônibus e ciclovias.

O empreendimento soma as credibilidades dos empresários Paulinho Rosa, dono do Canto da Ema, e Edgard Radesca, fundador do Bourbon Street Music Club, à cantora e compositora Vanessa da Mata. Formaram assim a VIVÁ Cultural, empresa proprietária e realizadora do projeto. O patrocínio é da Natura, empresa que há 12 anos destaca-se pela atuação na valorização da produção contemporânea e da identidade musical brasileira por meio do Natura Musical. Uma novidade da casa, inspirada nas lojinhas de museu, é o espaço de experimentação de produtos Natura, com balcões de maquiagem e perfumaria e consultoria especializada.

Brasil Summerfest
Shows: Xenia França, Tiê e Negro Leo
Quando: sábado, 23 de junho, às 21h30
Abertura da Casa: 20h
Ingressos:
Pista: R$ 25 (meia-entrada) e R$ 50
Lotação para este show: 710 lugares
Classificação etária: 12 anos (menor de 12 acompanhado pelos pais ou responsáveis)

Casa Natura Musical
Rua Artur de Azevedo, 2134, Pinheiros, São Paulo
Ingressos sem taxa de conveniência na bilheteria da Casa 
Ingressos podem ser pagos com dinheiro, cartões de crédito e débito
Horário da bilheteria: de terça a sábado, das 12h às 20h. Segundas e domingos, quando houver show. Em dias de espetáculo, a bilheteria fecha mais tarde, até uma hora após o início da apresentação.
Vendas de ingressos: Eventim
SAC Eventim: 4003-6860, das 11h às 17h, de segunda a sexta-feira
Vendas para pessoas com deficiência: 4003-6860
www.eventim.com.br
www.casanaturamusical.com.br
www.facebook.com/CasaNaturaMusical
www.instagram.com/casanaturamusical/
www.twitter.com/casanaturamus

Comentários