Devotos: novo clipe com 127 animadores é lançado em exposição



Por Wilfred Gadêlha
gadelhawilfred@gmail.com


Depois do estrondoso sucesso da abertura da exposição A Arte É Um Manifesto - 30 Anos de Devotos…, na última quarta-feira 9, a banda recifense de punk rock-hardcore Devotos dá mais um motivo para ir ao Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), no Centro do Recife:  na sexta-feira 18 de maio, rola a estreia do videoclipe para a música Eu O Declaro Meu Inimigo que estará em O Fim Que Nunca Acaba, próximo disco do trio formado por Cannibal (voz e baixo), Neilton Carvalho (guitarra) e Cello Brown (bateria), previsto para agosto. Mas não é um clipe comum: trata-se de uma verdadeira epopeia colaborativa, em que 127 artistas contribuíram com imagens para uma experiência em animação que ainda vai dar que falar. O clipe também vai para o canal oficial do trio no YouTube (https://www.youtube.com/user/devotos3), à meia-noite do dia 18.

O diretor do clipe é o conceituado animador e professor Marcos Buccini. Foi dele a ideia de ir chamando gente para ilustrar o trabalho. Cada convidado contribuiu com seis frames - o que soma meio segundo. A técnica usada para o trampo foi a rotoscopia, que nada mais é do que uma pintura em cima do frame. Na cabeça de Buccini, seriam entre cinco a dez artistas. Mas ele foi se empolgando e Eu O Declaro Meu Inimigo terminou sendo feito com 127 ilustradores, artistas plásticos, designers, animadores, artistas gráficos. De todo o Brasil.

Buccini falou sobre animação na edição #43 do Interdependente - música e conhecimento. Ouça o programa, clicando aqui!

“A técnica permite que os desenhos usem como base imagens já filmadas”, explica Buccini, que teve Thiago Delácio como codiretor. As filmagens ocorreram no estúdio da banda e no bairro onde vivem, Alto José do Pinho. Não houve “amarras” para os colaboradores, a não ser a restrição às cores preto e branco - e um pouco de vermelho como opção.  "Cada colaborador ficou livre para fazer o que quisesse com as imagens.  Lápis de cor, aquarela, carvão, desenho digital, podia qualquer técnica. A estética também. Então, a cada meio segundo o clipe muda drasticamente, formando um caos de imagens ligadas pelo movimento e pela música do Devotos”, completa Buccini, que foi baterista da banda pernambucana Dona Margarida Pereira e Os Fulanos, nos anos 90.



“A inspiração desse trabalho foi o clipe de Johnny Cash, Ain’t No Grave, produzido coletivamente por milhares de pessoas do mundo inteiro. Gosto muito dessa estética caótica, uns fizeram em estilo mais cartum, outro mais realista. Teve gente que imprimiu e desenhou por cima, outros usaram carvão, stopmotion e até bordado. O resultado é surpreendente”, comenta Buccini.

Entre os participantes do clipe, estão gente como César Coelho e Aída Queiroz (fundadores do Anima Mundi), Victor-Hugo Borges (criador e diretor da série de animação Historietas Assombradas, atualmente exibida no Cartoon Network), Maurício Squarisi e José Maia. Entre os conterrâneos do trio do Alto José do Pinho, estão André Rodrigues, Rafael Barradas e Chaps Melo (da animação pernambucana Mundo Bita), artistas plásticos como Lourival Cuquinha, o grafiteiro Galo de Souza e ilustradores mais ligados ao heavy metal, como Alcides Burn e Guga Burkhardt. Sem falar no próprio guitarrista Neilton. Buccini e Delácio ainda pediram para crianças desenharem, como o filho do diretor, Gabriel Buccini, 10 anos, e a filha do vocalista Cannibal, Maria Vitória.



DEBATE - Após a exibição do clipe, no dia 18, haverá um debate, com a participação dos diretores, da banda e de colaboradores que participaram da produção. “A ideia é justamente ter explicar melhor como foi todo o processo e tirar as dúvidas da galera”, explica Buccini. Eu O Declaro Meu Inimigo vai  ser exibido inicialmente no auditório do Mamam. Logo depois, entrará na programação de clipes da sala de cinema que compõe a exposição, junto com outros trabalhos do Devotos.

SERVIÇO
Lançamento do vídeo clipe Eu O Declaro Meu Inimigo
Sexta-feira 18 de maio de 2018, às 19h
Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam) - Rua da Aurora, 265, Boa Vista, Recife-PE

Comentários