Artistas prestigiam lançamento da biografia "Petrúcio Amorim - O Poeta do Forró",

Graça Rafael, autora da biografia "Petrúcio Amorim - O Poeta do Forró". Foto: Divulgação

Por AD Luna
ad.luna@gmail.com

Importantes nomes do forró pernambucano compareceram ao lançamento da biografia "Petrúcio Amorim - O Poeta do Forró", escrita por Graça Rafael. O evento ocorreu na noite do dia 10 de maio (quinta), no restaurante Parraxaxá, em Boa Viagem, zona sul do Recife. Jorge de Altinho, Irah Caldeira, Nádia Maia, Israel Filho, Santanna, Cristina Amaral, Novinho da Paraíba, Rogério Rangel apareceram para prestigiar o evento, abraçar, tirar fotos e pegar livros autografadas pela autora e o biografado.

O jornalista Ivan Maurício falou em nome da Coqueiro, que lançou o livro. No discurso, ele disse que a editora abraçou a ideia não por lucro, mas por desejo de contribuir para a difusão da cultura nordestina. Guilhermina e Miguel Bezerra, da Masteboi, e Manoel Ferreira, da Agemar Transportes e Empreendimentos, compareceram e receberam votos de agradecimento pelo valioso apoio à produção do livro.

A atriz Fabiana Pirro comandou a apresentação do evento e leu trechos do livro. Em seu discurso, Graça Rafael expressou a emoção de viver aquele momento. "Passei dez anos e três meses da minha vida escrevendo essa biografia. Estou transbordando de alegria e gratidão. O meu biografado me deu subsídios suficientes para fazer essa história. Em casa, tenho mais um bocado de coisa escrita. Se ele topar, a gente faz o segundo tomo, como diz Saulo Gomes (radialista recifense)", adiantou Graça.

MAIS

Forrozeiro Petrúcio Amorim ganha biografia escrita por Graça Rafael

Recebido com muito entusiasmo, Petrúcio Amorim fez com que as creca de 300 pessoas presentes ao lançamento ouvissem com focada atenção seu depoimento a respeito do livro, da relação de grande amizade com a autora. Apesar de se definir como uma pessoa tímida, ele contou histórias da sua vida, inclusive emocionante relato do "não encontro" com o pai, quando ele ainda era criança. Algo que só viria acontecer 20 anos mais tarde.

Também marcaram presença no lançamento de "Petrúcio Amorim - O Poeta do Forró", o ex-vereador do Recife Henrique Leite, Darlan Sampaio, do gabinete do vereador Jayme asfora, os deputados Antônio Moraes e Ricardo Costa, integrantes da diretoria da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), os produtores culturais Arlindo Cross e Paulo Braz, também proprietário da Mercearia do Braz e Tereza Accioly, presidente da Associação de Forrozeiros Pé de Serra e Ai.

O LIVRO

"Petrúcio Amorim - O Poeta do Forró" passeia pela infância de Petrúcio Amorim, passando pelo deslumbramento com o São João da terra natal, a construção das parcerias com Jorge de Altinho, Leonardo Sullivam e Rogério Rangel, a produção dos primeiros discos, as homenagens prestadas e recebidas, a convivência com os músicos que o acompanharam. Além da batalha constante do artista para vencer todas as dificuldades que apareceram em seu caminho. 

A produção executiva e direção de arte ficaram a cargo de Rafaella Rafael, que já desenvolveu outros trabalhos na cena do forró, a exemplo da direção de arte e cenário do DVD ao vivo de Jorge Altinho (2005) e capas de discos de Xico Bezerra, Chiquinha Gonzaga, entre outros. No projeto gráfico, foram usadas imagens de bonecos de barro que reproduzem a figura de Petrúcio Amorim, feito por Seu Biu, artesão do Alto do Moura, Caruaru. Há também uma farta distribuição de fotos do cantor junto com personalidades de diferentes setores da sociedade, amigos e amigas do meio artístico e pessoas próximas a ele. A coordenação editorial é de Cristiano Jerônimo

O livro foi viabilizado sem uso de verbas públicas ou leis de incentivo. As empresas Agemar e Masterboi apoiaram a iniciativa. Inicialmente, a obra será vendida apenas em eventos de lançamento, nos shows do artista ou sob encomenda.

"Petrúcio Amorim - O Poeta do Forró"
Autora: Graça Rafael

Preço: R$ 70
222 páginas

SOBRE A COQUEIRO
Fundada em 20 de julho de 1991, a editora é especializada em obras ligadas à cultura popular nordestina, como livros, xilogravuras, exemplares de cordéis.

Comentários