Jazz Sinfônica Brasil, Maestro Spok e o baterista Adelson Silva em show-aula sobre frevo [VÍDEO]

O maestro Spok e o baterista Adelson Silva. Imagem: reprodução YouTube

Por AD Luna
ad.luna@gmail.com

Inaldo 'Spok' Cavalcante e o baterista Adelson Silva, dois dos maiores especialistas do frevo, foram os convidados da orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo, no concerto que ocorreu no dia 24 de setembro de 2017, no belo Theatro Municipal da capital paulista. A aula-show foi ao ar no dia 18 de fevereiro deste ano, simultaneamente, na TV Cultura, no aplicativo Cultura Digital e no canal oficial da emissora no YouTube. O maestro João Maurício Galindo comandou a regência.

Durante a apresentação, o maestro Spok passeou pelas origens e características do frevo, mostrando em discurso e na prática as evoluções do estilo que nasceu em Pernambuco e influenciou artistas de outros estados, como os baianos Moraes Moreira, Caetano Veloso, Armandinho, Dodô e Osmar.


Já Adelson Silva mostrou porque é um dos maiores bateristas pernambucanos de todos os tempos. No dia 19 de outubro de 2018, o músico, nascido em Gravatá, interior do estado, completa 70 anos de vida. No show, além de acompanhar a Jazz Sinfônica, Silva apresentou em um breve solo outros ritmos da terra de origem, como maracatu e caboclinho.

No repertório, composições de Nino Galvão, Levino Ferreira, Severino Araújo, maestros Nunes e Duda, Lourival Olivera, Getúlio Cavalcanti e do próprio Spok.

Assista à apresentação na íntegra.

Comentários