Sobre



Por conta do seu grande talento, carisma e inteligência, David Bowie, falecido em janeiro de 2016, influenciou não só músicos de várias partes do mundo, mas também pessoas ligadas à ciência. Depois da morte dele, diversos cientistas prestaram homenagens e expressaram gratidão por Bowie tê-los inspirado a trilhar o caminho do conhecimento.

Por outro lado, o próprio cantor inglês e outros milhares de artistas criaram obras sob a inspiração do fascinante mundo das ciências. Foi baseado na interconexão dessas atividades humanas que surgiu o Interdependente - ciência e cultura.

O projeto integra as mídias escrita e audiovisuais (rádio e TV web).  O Interdependente aborda assuntos relacionados à cultura, ciência educação, sociedade, direitos humanos, espiritualidade e comportamento.

Antes chamado de Interdependente - música e conhecimento, o programa de rádio já foi veiculado nas rádios Universitária e Frei Caneca - ambas pernambucanas e públicas. No programa, os e as participantes sempre são convidadas(os) a indicar músicas que tenham relação com os assuntos abordados ou que simplesmente outras que são de sua preferência.

No www.interdependente.com são produzidas versões escritas de entrevistas e reportagens das edições veiculadas na rádio e os áudios dos programas são publicados na íntegra. Artigos, reportagens, releases e vídeos também são veiculados no site - que é parceiro de conteúdo do NE10 - um dos mais importantes do Nordeste.

Objetivo

O principal objetivo do Interdependente - ciência e cultura é contribuir para a difusão do conhecimento, de maneira acessível e prazerosa.

Princípios

Os princípios do projeto Interdependente - ciência e cultura se baseiam nas diretrizes expostas no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros.

Programas de rádio

Para ouvir os programas lançados entre os anos de 2017 e 2019, clique aqui!