Coletânea internacional celebra a diáspora africana

A banda pernambucana Ska Maria Pastora está na coletânia. Foto: Divulgação

Lançamento via live neste sábado (04) conta com bate-papo e apresentações de bandas de Pernambuco, Salvador e São Paulo

Quatro bandas independentes brasileiras – sendo duas pernambucanas – terão músicas autorais incluídas na coletânea “Tropical Diáspora #1”, uma compilação que narra musicalmente o drama de escravizados levados da África às Américas. O lançamento é assinado pelo Selo Tropical Diáspora Records de Berlim na Alemanha e debuta no Brasil com live neste sábado (04), às 16h, com pockets shows, audições e bate-papo com os artistas envolvidos.


A intenção é usar a música para dar voz aos africanos que sobreviveram aos horrores do colonialismo europeu. Entre os relatos, o famoso contorno à Árvore do Esquecimento, a fim de que esquecessem suas culturas antes de partir passando pelo Portão do não retorno. 

LEIA TAMBÉM 


Ao todo são 10 faixas, 9 bandas e dezenas de artistas de países como Colômbia, México, Argentina, Porto Rico e Estados Unidos, juntos para homenagear a ancestralidade e a força de sobrevivência das culturas africana e indígena. 


O lançamento internacional da coletânea aconteceu oficialmente no Indy Label Market, em Paris (França), e agora ganha continuidade por meio de lives com as bandas que integram o disco, a começar pelas brasileiras. 

Participam Ska Maria Pastora (Olinda), Abeokuta (Recife), BantuNagoJêje (Bahia) e Höröyá (São Paulo), além de bate-papo entre DJ Garrincha e Dr. Sócrates, realizadores da iniciativa, com mediação da cantora e compositora pernambucana Joanah Flor, artista já confirmada no próximo projeto do selo.


A coletânea “Tropical Diáspora #1” está disponível em edição limitada, em formatos especiais em vinil e fita cassete. Uma verdadeira obra musical para os amantes da música e um testemunho de como os escravizados africanos mantiveram suas culturas e histórias vivas ao longo dos séculos.



SERVIÇO
Live de lançamento d o Disco  “Tropical Diáspora #1”
Show e Audição: Ska Maria Pastora, Abeokuta, BantuNagoJêje e Höröyá
Bate-papo: DJ Garrincha e Dr. Sócrates, com mediação de Joanah Flor
Sorteio de Discos  -  Instagram
Sábado, 04 de julho de 2020
A partir das 16h
Realização: Tropical Diáspora Records

Comentários