Assombração no Museu da Cidade do Recife




Revista em quadrinhos "A máscara da morte branca", que trata da lenda de Branca Dias, será lançada no Museu da Cidade do Recife, neste sábado (14), às 17h, com palestra do roteirista Alexey Dodsworth


Inspirada na escrita de Edgar Allan Poe, "A máscara da morte branca" é uma história em quadrinhos baseada na lenda pernambucana de Branca Dias. Com roteiro de Alexey Dodsworth, arte de Isaque Sagara e capa de David Oliveira, toda a trama é historicamente embasada. Na capital pernambucana, o lançamento da obra ocorre no dia 14 de dezembro, às 17h, no Museu da Cidade do Recife - Forte das Cinco Pontas. Na ocasião, Alexey profere  a palestra “Branca Dias e outras sombras”. A revista será vendida no local.

Parte integrante do rico panteão de personagens lendários e aterrorizantes das histórias de medo pernambucanas, a judia portuguesa Branca Dias é conhecida por, em noites enluaradas, lavar talheres no Açude do Prata - localizado no bairro de Dois Irmãos, Zona Norte do Recife. Encarcerada durante dois anos pela Inquisição no país natal, ela conseguiu fugir para o Brasil e seu espírito não descansa em paz enquanto houver perseguição e injustiça.
  
A gênese da obra surgiu a partir de interesses bem pessoais do roteirista. Tendo como um dos seus hobbies preferidos o estudo de genealogias, Alexey descobriu que o casal de judeus portugueses Branca Dias e Diogo Fernandes são seus ancestrais (quinze gerações até chegar a ele). A partir daí, ele passou a pesquisar sobre a vida da pessoa real por trás do mito assombrado.

A obra também serve como fonte de informação sobre um pouco da história dessa mulher que foi uma das primeiras professoras de meninas do Brasil e tem muitos descendentes espalhados pela região nordeste.

SUCESSO DA COMIC CON EXPERIENCE 2019

A cidade de São Paulo recebeu, entre os dias 5 a 8 de dezembro, a Comic Con Experience (CCXP) 2019. A feira é conhecida por unir várias vertentes do mundo geek e nerd, desde o audiovisual (cinema, televisão e streaming), passando por games até os quadrinhos. Este ano, ela registrou a presença de 280 mil visitantes, de vários lugares do Brasil e do mundo, além de estrelas de filmes e séries nacionais e internacionais.

O escritor Alexey Dodsworth esteve presente como expositor. Ele conseguiu vender todo o estoque da revista "A máscara da morte branca". "Não comemoro por questões financeiras. A revista foi propositalmente feita para ser barata e acessível a todos os bolsos. Comemoro porque são cem leitores (ou mais) que passam a conhecer a história dessa mulher incrível", comenta.

Para Alexey, os quadrinhos cumprem um papel chave na divulgação do conhecimento e no ensino da moral e da ética. "São fáceis de ler, e estimulam que a pessoa em seguida queira saber mais, ler coisas mais aprofundadas", expõe.

Alexey Dodsworth. Foto: Giane Fortal

SOBRE ALEXEY DODSWORTH

Apesar do nome estrangeiro, Alexey Dodsworth é natural de Salvador, Bahia. Está radicado há 14 anos em São Paulo. É doutor em Filosofia tanto pela Universidade de São Paulo quanto pela Università Ca' Foscari de Veneza, na Itália. É membro do conselho de pesquisa do Departamento de Bens Culturais e Filosofia da Università Ca' Foscari.

Seus interesses envolvem filosofia, ciência (especialmente divulgação científica) e futurismo. Além de ficção científica e fantasia que, na visão dele, são as formas mais eficientes de instigar interesse em ciência e cultura nas pessoas. Ele tem três livros publicados, todos de ficção científica: “Dezoito de Escorpião”, “O Esplendor” e “Extemporâneo”. Os dois primeiros receberam o Prêmio Argos de Literatura Fantástica, concedido pelo Clube de Leitores de Ficção Científica. Como roteirista, tem várias histórias em quadrinhos publicadas.

INFORMAÇÕES SOBRE A REVISTA

"A máscara da morte branca" - Editora Draco
 Roteiro e desenhos: Alexey Dodsworth, Isaque sagara, David Oliveira

ISBN: 978-85-8243-272-3
Gênero: assombração
Formato: 17cm x 24cm
Páginas: 32 PB
Ano de publicação: 2019
Preço: R$ 11,90

SERVIÇO

Palestra “Branca Dias e outras sombras”, com Alexey Dodsworth
Lançamento "A máscara da morte branca"
Sábado, dia 14 de dezembro, às 17h
Entrada gratuita - com venda da revista no local
Museu da Cidade do Recife - Forte das Cinco Pontas - Bairro de São José
Fones: (81) 3355-9543 / 3355-3107 / 3355-9544

Comentários