João Gordo: "Metaleiros fascistas vão tudo se arrepender"

João Gordo, vocalista do Ratos de Porão. Foto: reprodução internet

Por AD Luna

Ratos de Porão fecha a programação do festival Abril pro Rock, neste sábado (20), no Recife

Lançado há 30 anos, o "Brasil" do Ratos de Porão é um dos mais importantes álbuns da história da banda hardcore paulista e do punk nacional. Gravado em Berlin, na Alemanha, e produzido por Harris Johns, o disco foi distribuído pelo selo brasileiro Eldorado. Para o mercado internacional, o grupo fez uma versão em inglês.

Para comemorar a data, o Ratos de Porão está em turnê, tocando o "Brasil" na íntegra. Tanto as letras quanto a capa, ilustrada pelo cartunista Marcatti, chamam atenção pela atualidade dos temas. "'Amazônia nunca mais', 'Retrocesso', 'Farsa nacionalista', 'Máquina militar', 'SOS país falido'. São músicas que dão até medo, cara, de escutar porque retratam muito o que está acontecendo atualmente", expõe o vocalista João Gordo.


O Ratos de Porão encerra a edição 2019 do festival Abril pro Rock, neste sábado (20), no Baile Perfumado, no Recife. Na mesma noite, tocam a norte-americana Nuclear Assault, The Mist (MG), Eskröta (SP), Desalmado (SP), Sanctifier (RN), Manger Cadavre? (SP), Flageladör (RJ), Pesado (PE) e Exorcismo (PE). Nesta entrevista exclusiva ao Interdependente - música e conhecimento, João Gordo fala mais sobre o disco e o país Brasil.

Interdependente - O disco "Brasil" parece muito atual. Que músicas dele você acha que mais se encaixam no momento em que estamos vivendo no país?

Olha, temos aí "Amazônia nunca mais", "Retrocesso", "Farsa nacionalista", "Máquina militar", "SOS país falido". São músicas que dão até medo de escutar, cara, porque retratam muito o que está acontecendo atualmente. "Amazônia nunca mais" fala do lance do desmatamento, o assassinato de protetores da natureza, de ativistas ou essa expulsão de índios das terras desmarcadas. 

É um retrocesso, né, cara? A volta do regime militar... Não que eu seja a Mãe Diná, mas como o Brasil não muda, né? Tá sempre cometendo os mesmos erros, o pessoal está sempre votando nos mesmos filhos da puta. Você vê como é cíclica a parada, cara. 

Interdependente  - E fora o "Brasil", que outros discos mais antigos fazem lembar do momento atual?

Um disco que me faz lembrar... que está bem atual, é o daquela dupla ufanista da ditadura Dom e Ravel, com o disco "Brasil, cidade e campo" e "Eu te amo, meu Brasil, eu te amo".

VEJA MAIS

E se organizassem exposições com capas de discos de heavy metal?

Nem só de brancos europeus vive o mundo do rock pesado 

Interdependente  - No meio da música pesada atual, especialmente no metal, a gente observa um povo com ideias ultraconservadoras, reacionárias mesmo. Vocês têm algum tipo de relacionamento com músicos assim?

Não tem relacionamento, não. A gente não tem conversa com fascista, é paulada, tá ligado? Não troco ideia com fascista, não. Esses metaleiros fascistas vão tudo se arrepender. Como esses caras dizem ser satanistas, escutam black metal, falam que são fãs do capeta e tal, mas apoiam cristão fundamentalista? Os caras são loucos, velho, tá ligado?

A coisa mais fácil de acontecer é o Malafaia, esses filha da puta cristão aí, proibir banda de black metal, de death metal de tocar aqui, cara. Porque falam do capeta, tá ligado? É muito ridículo isso tudo, cara. Antigamente, o metal era contra tudo isso. Agora tá do lado desses filhos da puta? 

Acho isso uma merda e sempre digo: com fascista não tem ideia, cara. Os caras não entendem, são burros, tapados. Acreditam em mentiras e são racistas. São tudo que não presta, então não tem ideia.

João Gordo deu essas declarações no programa Interdependente - música e conhecimento, veiculado pela Frei Caneca FM do Recife. A entrevista está no quarto bloco.



Ouça o disco "Brasil" com legendas das letras




"METALEIRO NÃO ENTENDE DE POLÍTICA!"


Na edição de 2015 do Abril pro Rock, João Gordo e outros membros do Ratos de Porão também opiniram sobre a relação política X metaleiros (headbangers). Confira no vídeo.

Comentários

  1. Falou o cara que produz riqueza e dividendos par ao país, que mudou a face da nossa cultura.. Piada né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo...fez sim...a banda é conhecida no mundo inteiro. Tem história.

      Excluir
    2. Com certeza o João contribuiu mais com o cenário punk brasileiro em 30 anos do que você já contribuiu com qualquer coisa na sua vida inteira.

      Excluir
    3. RdP é referência internacional como uma das pioneiras do Crossover entre hardcore e thrash metal.

      Fala menos do que tu não sabe.

      Excluir
    4. Engraçado que os Punks Carecas dos anos 80 eram bem racistas e se diziam contra o sistema... rsrsrs

      Deve ter metaleiro fascista, sim...

      Mas a maioria não é... Exemplo o Iron Maiden: banda é de Direita, etoa gritos britânicos e são a favor da Brexit...

      Excluir
  2. Quem menos manda nas terras demarcadas, são os INDIOS. Aquilo foi demarcado pelo socialista Fernando Henrique Cardoso, como "cortesia" ao explorador George Soros. Lula , Dilma e Temer sempre fizeram vista grossa para aquela roubalheira de nossos mínerios, Nióbio, Grafeno, etc.. O fato BIZARRO, que poucas mentes preparadas entendem, é que os Banqueiros da Terra, são parceiros dos malditos socialistas na exploração da humanidade. Agora, os socialistas mandam aquele entorpecimento mental, o "canto das sereias" da justiça social, e tem os idiotas que caem nisso. Lula e Dilma, ficaram 14 anos no poder. O MST continua sem terra, o pobre continua pobre, os Banqueiros cada vez mais ricos, as empresas de brasileiros falindo, e ainda tem um IDIOTA desse, "Punk", que vem querer dar pitaco sobre algo que não faz a mínima idéia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para de ser burro, animal. FHC não era socialista. Vai estudar, desgraça burra. Cara, a ignorãncia promove o ódio mesmo, porque o cara é tão burro que dá uma raiva kkkkkk.

      Excluir
    2. Vc é um idiota que decorou a cartilha bolsonarista. Um papagaio, um crente, acredita em qualquer mentira e sai latindo por aí como se vc mesmo tivesse pensado. Vc pegou uma versão completamente distorcida, tática de guerra que visa demonizar o oponente, e aderiu. Um bosta, marionete, massa de manobra.

      Excluir
    3. Rodia, pesquise em Jornais de Época.

      FHC sempre foi comunista. Basta ler os livros que ele publicou antes de se exilar no exterior... Bastar ler jornais na época em quê ele se candidatou ao Senado em 1978 (foo derrotado por Franco Montoro e Cláudio Lembo), quando um certo Lula foi seu cabo eleitoral número um... FHC dizia claramente que o socialismo dele era "diferente" daquele do período antes da WWII...

      Tua grosseria só mostra ignorância...

      https://youtu.be/flT7KA4IkX0

      Excluir
    4. O proprio FHC diz no site do PSDB que entre o seu partido e o PT não há nenhuma diferença ideologica, e que a dipsupta entre eles é somente por cargos. FHC é um grande expoente internacional da Escola de Frankfurt e do Socialismo Fabiano. E vem aqui um desinformado que não lé nem rótulo de mercadoria em supermercado dizer uma sandice dessas sobre o FHC!

      Excluir
    5. Engraçado e´que não admite comentarios com xingamentos, mas o texto é cheio disso!

      Excluir
    6. Fhc n era socialista? O cara é formado em sociologia e n é socialista? Ele era direitista neh?

      Excluir
    7. é tanta burrice q chega a dar preguiça..

      Excluir
    8. Concordo totalmente com vc! Tem sempre um esquerdista pata mandar estudar quando não tem argumento.

      Excluir
  3. realmente não faz sentido nenhum tipo de roqueiro defender isso que esta ai.... tristemente estranho

    ResponderExcluir
  4. Isso aí gordo, está certíssimo ultra-direita e fascista não dá pau no cu deles gordo. Fundamentalista go to hell.

    ResponderExcluir
  5. A questão é: Devemos dar atenção para o que diz um punk comunista? Tenta voltar pra escola e aprender alguma coisa enquanto houver tempo, gordo burro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão é se você sai com a arcada dentária inteira defendendo fascista.

      Excluir
    2. Hum... deixe-me pensar.
      "punk comunista", você disse, né?
      Então, sim, tem que dar atenção a ele e a muita gente que visivelmente entende mais do que você... de tudo.

      Excluir
    3. Quem tem que voltar pra escola é você! Facistas e racistas sempre existiram no Brasil, agora vcs saíram do armário com essa desculpa de comunismo. Vá estudar história, nunca existiu comunismo no Brasil, nunca haveria um golpe socialista como os militares fizeram, porque nunca houve exército ou mobilização socialista. Enquanto isso os militares assumiram e afundaram o Brasil numa corrupção que nunca foi investigada, pq quem investigasse era MORTO. Essa direita Facista e Racista me dá NOJO. Acham que são burgueses, mas são proletariado, como todo 99,9% do Brasil.

      Excluir
  6. Tá certíssimo, o cara é consciente, guerra é guerra, fora fascismo e o fundamentalismo cristão. Devem ser banidos do país.

    ResponderExcluir
  7. Os otarios estão ai apoiando o capitalismo que não para de matar, o Brasil nunca foi socialista e muito menos capitalista, esses fascistóides são racistas odeiam o povo do próprio pais e deveriam ir para miami e morrer pra lá pq o povo ja ta sabendo e não aguenta mais essas mulas, parabens ao velho punk que alerta sobre esses merdas desde 1985.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem mais matou no mundo foi o socialismo (URSS e seus Gulags; Nazistas; Fascistas)...

      Veja como é nas potências capitalistas, como os EUA, Alemanha, Finlândia, Japão, Noruega, Dinamarca, Bélgica...

      Excluir
  8. Eu queria ver essa rolha de poço do hardcore que posa com foto de foice e martelo, lá no Monsters of Rock 1991, apanhando dos soldados soviéticos por estar tocando "música degenerada do ocidente". kkkkkkkk Vai, trouxa, continua dando teu dinheiro pra esse porco imundo. Ele ganha rios de dinheiro falando mal do capitalismo pra rockeirinho juvenil alienado de porão. hahahaha

    ResponderExcluir
  9. João Gordo é referência internacional, juntamente com o Ratos de Porão? Sim, referência da merda ideológica que prega o que

    não faz e ganha dinheiro em cima de trouxas "anarquistas"!
    Pelo que percebi, depois que ele passou a comer só mato, a demência dele está aumentando.

    ResponderExcluir
  10. Tem cara aí dizendo que grafeno é minério. Por isso que elegemos certos representantes.

    ResponderExcluir
  11. Falou o rapaz alegre que arregou pro Dolabella e traiu o movimento.

    ResponderExcluir
  12. Falar o que de alguém que se gaba de ter trazido o crack para o brasil !!!!

    ResponderExcluir
  13. Com um país de retardados que nem sequer conhece a história dos Fascio di Combattimento e repetem como papagaios os João Gordos da vida, não há conversa. Infelizmente esse lixo de população, que não é povo vai se espalhando pelo mundo, com as suas subculturas xexelentas, as sua feiura, burrice e péssima genética. Gordos da vida: o Bolsonaro não é nem nunca será um fascista, não passa de um "merdocrata" que acredita no sistema liberal como todos vocês...

    ResponderExcluir
  14. Caraca. O João Gordo tá certinho. Fascista só na porrada. Quanta imbecilidade e falta de conhecimento. Lógico que PSDB e PT são iguaizinhos, nenhum dos dois são de esquerda. Socialista no nome até o partido de Hitler tinha, isso não quer dizer muita coisa. Bolsonaro não é fascista porque por convicção porque é burro e não sabe o que é isso mas, como todo idiota executa ações e discursa nesse sentido, é massa de manobra de uma elite racista e entreguista. Aqui pra arrumar só limpando tudo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Comentários com xingamentos não serão aceitos.