Carnaval do Recife: concurso de agremiações continua na Av. Dantas Barreto

Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife desfilando na Dantas Barreto. Foto reprodução

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura, divulgou na noite desta segunda (14) notícia a respeito de decisão tomada durante reunião realizada entre representantes do governo municipal e carnavalescos

Íntegra do texto

Após um processo de consulta popular iniciado há um mês, foi decidido há pouco, na quarta reunião realizada entre carnavalescos e representantes da Secretaria de Cultura do Recife, que o tradicional Concurso de Agremiações será realizado na Avenida Dantas Barreto, durante o Carnaval do próximo ano.

As discussões sobre uma eventual transferência do desfile para a Avenida Alfredo Lisboa foram iniciadas pelo poder público, para assegurar maior protagonismo às tradições que fazem do Carnaval do Recife uma colorida celebração à cultura popular. “Num processo extremamente democrático, propusemos essa consulta, que se encerra hoje com a decisão soberana dos carnavalescos. São eles que têm, por direito, o protagonismo da festa que é a mais fiel tradução de nossa identidade cultural”, disse o secretário executivo de Cultura, Eduardo Vasconcelos.


A maioria dos carnavalescos optou por manter o desfile do Grupo Especial no centro da cidade, na Avenida Dantas Barreto, no domingo, segunda e terça de Carnaval, começando às 14h. Os grupos 1, 2 e de Acesso desfilarão na Avenida do Forte. 

Tradição iniciada nos idos de 1930, que já percorreu vários bairros da cidade, o concurso reúne hoje 257 agremiações de onze modalidades: escola de samba, blocos de pau e corda, tribos de índios, troças carnavalescas, maracatus de baque solto, maracatus de baque virado, clubes de frevo, clubes de boneco, caboclinhos, bois e ursos.


“Saí da reunião melhor do que entrei. Viemos discutir. E foi o que fizemos. Nada é definitivo. O debate continua, por um Carnaval sempre melhor. Manter na rua uma agremiação por muitos anos e gerações é um grande testemunho de amor à nossa cultura. A Prefeitura respeita e reverencia isso. Nosso compromisso é servir a cada brinquedo e a cada carnavalesco”, concluiu a secretária de Cultura do Recife, Leda Alves.