Zeroquatro (Mundo Livre) e Clemente (Plebe Rude e Inocentes) no Interdependente - música e conhecimento


Clemente. Foto: Tinho Souza

O ano de 1977 é considerado importante na história do rock e da música pop. A data marca os lançamentos de influentes álbuns como Never mind the bullocks, do Sex Pistols, e o primeiro do The Clash, homônimo. Para falar sobre os "40 anos da explosão punk" e da repercussão dessa manifestação em suas carreiras, o Interdependente - música e conhecimento convidou Zeroquatro, da Mundo Livre S/A, e Clemente, integrante da lendária Inocentes (São Paulo) e da Plebe Rude (Brasília). 

Na parte musical, canções do The Tubes, The Stranglers, Inocentes e Restos de Nada. O programa, com meia hora de duração e apresentado pelo baterista e jornalista AD Luna, é transmitido todos os sábados, às 13h30, na rádio Universitária FM 99,9 do Recife, podendo também ser acompanhado pelo site www.interdependente.com . Como o nome já indica, o Interdependente tem a proposta de mostrar as conexões entre a música e outras artes e áreas do conhecimento. A edição é de Gustavo Augusto.




Toda semana, além de nos iluminar com as luzes dos seus conhecimentos, participantes e colaboradores pedem sons relacionadas aos assuntos tratados ou que simplesmente sejam importantes em suas vidas.

Antes veiculado apenas via internet, o Interdependente ingressou na programação da Universitária no dia 5 de agosto de 2017. Além do punk, entraram na pauta desta nova fase o jornalismo (com a professora doutora da UFPE Adriana Santana), transumanismo e exploração espacial (com o escritor e pesquisador Alexey Dodsworth) e a relação do zen budismo com a ciência, a sexualidade e a homossexualidade (o Monge Genshô foi o convidado).

No site do Interdependente, as edições ganham também versões escritas, além de ganhar eventualmente tempos extras e conteúdos exclusivos. Este será o caso do programa sobre o punk, no qual o ouvinte/leitor vai ter acesso a outros trechos de entrevistas de Zeroquatro e Clemente.