Música sertaneja em festas juninas ainda é pouco!

Xilogravura do artista pernambucano J. Borges

Por AD Luna

Dei uma espiada em alguns dos debates referentes à invasão de artistas sertanejos nas grandes festas juninas públicas de cidades do Nordeste. Cantores, cantoras e instrumentistas do forró têm reclamado, via imprensa e redes sociais, da perda de espaço.

Para saber mais a respeito:



Tenho uma coisa a dizer, não só ao povo forrozeiro, como a toda população pernambucana, nordestina, brasileira, mundial e, quiçá, extraterrestre!

Caros protestantes, vocês estão fazendo a coisa errada. Como já dizia Jesus, no Evangelho de Tomás, capítulo 7, versículo 78: "Se não pode com eles, junte-se a eles!"

Em vez de tentar restringir a participação sertaneja nos festejos juninos, todos deveriam é aproveitar o som que "o povo quer ouvir" e aumentar a renda.

MÚSICA SERTANEJA EM FESTAS JUNINAS AINDA É POUCO!

Há muito mais espaços a serem conquistados e todos podem ganhar. Exemplos de propostas.

Carnaval
Mudança de nome: Carnaval Sertanejo do Recife
Na abertura, 459 batuqueiros de maracatu nação acompanham artistas sertanejos, começando na sexta-feira à noite e só terminando na quarta-feira de cinzas. SEM PARAR!

Novo evento: Noite dos Sertanejos Silenciosos.
Na terça pela manhã, batuqueiros de maracatu nação, cantoras e cantores sertanejos sairiam do Marco Zero do Recife percorrendo TODOS os bairros da cidade. Para não atrapalhar a celebração original (a dos Tambores), a apoteose ocorreria no centro, junto ao boneco do Galo Sertanejo da Madrugada (é claro!).

Exatamente à meia-noite, os cantores, cantoras e os tambores parariam de tocar por cinco segundos. Voltando logo em seguida ao ritual. Afinal, o sertanejo não pode parar!

Rio de Janeiro 
Para compensar a baixa no apoio da prefeitura do pastor Crivella, as agremiações da cidade maravilhosa poderiam superar essa perda de grana criando o Desfile das Escolas de Samba Sertanejo. Os sambas enredos seriam versões de canções de sucesso do sertanejo universitário. Sucesso garantido!

Outros eventos que poderiam mudar e conquistar muuuuuuuito mais público aderindo a essa nova onda:

Festival Abril Pro Rock Sertanejo - programação com 95% de artistas sertanejos. As bandas restantes teriam que fazer versões sertanejas de suas músicas. Incluindo as gringas.

E mais: No Ar Coquetel Molotov Sertanejo, festivais Sertanejo de Cinema, de Dança e de Teatro Sertanejo do Recife. Este último, marcaria a reinauguração do Teatro Sertanejo do Parque.

Radiohead
Para marcar os 20 anos do álbum Ok computer, a banda viria ao Brasil em turnê, tocando versões sertanejas das canções do disco. Logicamente, apresentar-se-iam em todas as festas juninas e no Carnaval Sertanejo do Recife. No palco do Festival Rec-Beat Sertanejo, bom frisar!

Política 
Certos partidos políticos ganhariam maior simpatia da população se mudassem de nome. Assim, numa nova configuração, teríamos:

PTS - Partido dos Trabalhadores Sertanejos
PSSDB - Partido Sertanejo da Social Democracia do Brasil
PMSB - Partido do Movimento Sertanejo Brasileiro

NASA
Como se sabe, a empresa pública espacial norte-americana está preparando astronautas para uma viagem a Marte. Na sua longa trajetória, os bravos e bravas viajantes ouviriam música sertaneja universitária brasileira até atingir o seu destino. De lá, seriam lançadas para outras partes da Via Láctea e galáxias 358 bilhões de cápsulas contendo áudios de música sertaneja. A intenção seria despertar a atenção de civilizações extraterrestres.

É isso! 

Vida longa e próspera ao sertanejo!