Comunicação Não Violenta, Roberto Carlos, Ney Matogrosso e Franz Ferdinand no Interdependente #8. Ouça entrevista com o prof. Marcelo Pellizoli

Marcelo Pellizoli, professor da UFPE. Foto: reprodução Facebook
Desenvolvida pelo psicólogo estadunidense Marshall Rosenberg (1934-2015), a Comunicação não violenta (CNV) tem servido como guia de pacificação de conflitos em mais de 65 países. Ela também pode ser aplicada na relações pessoas do dia a dia, em casa, no trabalho e nos chamados Círculos Restaurativos, prática derivada da Justiça Restaurativa. Nesta edição de número 8 do Interdependente - música e conhecimento, o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Marcelo Pellizoli, que foi aluno de Rosenberg, fala sobre o tema. Na parte musical, Pellizoli escolheu para representar o assunto as músicas Eu quero apenas, sucesso de Roberto Carlos; Fala, dos Secos & Molhados, numa versão ao vivo cantada por Ney Matogrosso. Para fechar, o apresentador AD Luna escolheu Right action, da banda escocesa Franz Ferdinand.

>

Marcelo Pellizoli é doutor em Filosofia e pós-doutor em Bioética. É profeossor do Depto. de Filosofia da UFPE. Membro do Grupo Cultura de Paz e Comissão de Direitos Humanos DHC da UFPE. Orienta e desenvolve estudos e pesquisas sobre: Fundamento teóricos, sistêmicos e métodos das Práticas Restaurativas, com ênfase na Comunicação Não Violenta, Círculos de Diálogos e Justiça Restaurativa; investigação de paradigmas e tecnologias psicossociais para entendimento dos conflitos.

---------------------------------------------------------------------
Lançado em 17 de julho de 2016, o Interdependente - música e conhecimento, mostra as interdependências, conexões entre músicas do mundo e assuntos diversos.

Apresentação e pauta: AD Luna
Trabalhos técnicos: Gustavo Augusto
Trilha das vinhetas: banda Monjolo