Como não ser enganado pelo "cientificamente comprovado". Ouça entrevista com Carlos Orsi no Interdependente #6


Olá, povo! Olá, pessoas! Eu sou AD Luna, jornaleiro e baterista. Esta é a edição #6, do Interdependente - música e conhecimento, datada de 22 de agosto de 2016. Frank Sinatra abre a parte musical deste programa com Fly me to the moon, canção escolhida pelo jornalista especializado em ciência e escritor de ficção científica Carlos Orsi

Com as dicas do nosso convidado, você vai saber como o método científico pode te ajudar no dia a dia e a ficar atento a coisas taxadas como "cientificamente comprovadas". E mais: você sabia que nem sempre ouvir os dois lados é algo jornalísticamente correto em reportagens sobre ciência? É o caso, por exemplo, de questões envolvendo teoria da evolução e mitos religiosos como o criacionismo.

A outra música escolhida é Brilliant disguise, de Bruce Springsteen. "Ela costuma ser interpretada como uma canção sobre insegurança e ciúme, mas que pode ser vista como uma lição prática sobre o poder da evidência negativa", explica Orsi.


Carlos Orsi nasceu em Jundiaí, interior paulista, é escritor de ficção científica e horror e jornalista especializado em divulgação da ciência. É graduado pela ECA-USP, mantém um blog sobre ciência (CLIQUE AQUI), cultura e atualidades. Artigos e reportagens seus sobre ciência foram publicados nas edições brasileiras das revistas "Discovery" e "Newton", na "Geek", em "Discutindo Língua Portuguesa", na revista online "DataGramaZero", em "O Estado de S. Paulo", "Carta na Escola", no Portal Estadão e no site da Galileu, também atua como editor assistente no Núcleo de jornalismo do Centro de Estudos Avançados da Unicamp. Fonte: Wikipedia

---------------------------------------------------------------------
Lançado em 17 de julho de 2016, o Interdependente - música e conhecimento, mostra as interdependências, conexões entre músicas do mundo e assuntos diversos.

Apresentação e pauta: AD Luna
Trabalhos técnicos: Gustavo Augusto
Trilha das vinhetas: banda Monjolo