Siba e Silvério Pessoa na primeira edição do PEsado 2016

O cantor e compositor Siba está na primeira edição do programa PEsado 2016. Foto: Caroline Bittencourt

 Programa terá ainda sons do Mestre Ambrósio, Hate Embrace, Siba, Black Oil, Querosene Jacaré, Jorge Cabeleira, Black Sabbath, entre outros


Seja por meio do punk rock, do hardcore, do hard rock, do metal ou da psicodelia é grande o número de músicos, hoje envolvidos com outros estilos, que tiveram ou continuam a manter ligações com sons pesados. Tal é o caso dos talentosos Silvério Pessoa e Siba. Os dois cantores e compositores pernambucanos são os convidados da estreia da segunda temporada do PEsado - Lapada para todos os gostos, que acontece neste sábado (13), às 18h, na Rádio Universitária 99,9 FM. Eles foram entrevistados pelos músicos e apresentadores Wilfred Gadêlha e AD Luna e falam a respeito da admiração e envolvimento músico-afetivo com grupos como Led Zeppelin, Black Sabbath, Metallica, Slayer, Fire Worshipers, entre outros.

Na trilha sonora, sons do Mestre Ambrósio, Hate Embrace, Siba, Black Oil, Querosene Jacaré e Jorge Cabeleira. Wilfred Gadêlha, exercitando seu lado repórter, foi ao Ceará onde testemunhou e vivenciou os prazeres e dissabores do Fortaleza Open Air - evento que contava com a banda norte-americana Exodus em sua escalação, cujo show acabou não ocorrendo. De lá, Gadêlha trouxe entrevistas com Krisiun e Siege of Hate.

No Interdependente, quadro produzido e apresentado por AD Luna, o tema abordado está presente em livros e filmes como "1984", "O Planeta dos Macacos", "O Exterminador do Futuro", "Jogos Vorazes", entre outros. O ex-baterista do Cruor, Putrefação, Querosene Jacaré e Monjolo, e novo fã de literatura de ficção científica, aproveita o título do recém-lançado álbum do Megadeth para falar sobre distopia. No Mais Pesado, que é uma extensão internética do programa veiculado na Universitária FM, mais conversas com Siba e Silvério, canções do citado Megadeth, novas do Black Sabbath e Anthrax, além de uma homenagem ao baixista do Rainbow, Jimmy Bain, falecido em janeiro.

Algumas curiosidades reveladas nesta edição do PEsado:

A primeira música que Siba tocou na guitarra foi "Paranoid", do Black Sabbath. O primeiro disco de rock que ele ouviu foi o "Led Zeppelin 4".

Silvério Pessoa ainda guarda a vontade de desenvolver um projeto de rock pesado, que começou a trabalhar com a banda recifense Ataque Suicida, do Alto José do Pinho.

Sobre o PEsado

Um espaço onde a música pesada não tenha amarras, em que possa circular sem preconceitos e barreiras. Esta é a proposta básica do PEsado - Lapada para todos os gostos, que estreou sábado 4 de julho de 2015, na Universitária FM. Apresentado pelos jornalistas e músicos Wilfred Gadêlha e AD Luna, o programa alia informação em forma de conteúdo jornalístico e musical. A ideia central é estimular a discussão, o debate e a reflexão de forma que o conhecimento seja difundido para um público mais amplo do que o senso comum tenta fazer acreditar. A captação e edição do PEsado é realizada por Gustavo Augusto.

Quem é quem

Wilfred Gadêlha nasceu em Goiana, Pernambuco, em 16 de junho de 1973. Atuou no Diario de Pernambuco e no Jornal do Commercio, assim como em campanhas eleitorais. Foi baterista das bandas Dark Fate e Cérbero e vocalista de Cruor e Câmbio Negro HC. Atualmente, responde pelos vocais no Will2Kill. Participou de duas pesquisas culturais sobre metal e música pesada no Estado e escreveu o livro PEsado - Origem e consolidação do metal em Pernambuco.

AD Luna (Adelson Luna) nasceu em Porto Alegre, mas cresceu no Recife. É baterista da ZMusique, tocou no Querosene Jacaré, Monjolo, Cruor, entre outras bandas. É apresentador do Mão na Massa, quadro do programa Showlivre, que será exibido na TV Cultura. É formado em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco. Trabalhou como diretor de Internet da Prefeitura do Recife, durante a primeira gestão do prefeito João Paulo. Foi repórter, apresentador e gerente de conteúdo do Showlivre.com, site paulista de TV Web especializado em música. Foi repórter dos cadernos de cultura do Jornal do Commercio e do Diario de Pernambuco. Atualmente, é roteirista e repórter do programa Som na Rural e colaborador da Revista Continente.

PEsado na rede:
Facebook/PEsadoRadio
Soundcloud.com/pesado-2
Twitter.com/@RadioPesado