[ÁUDIO] Programa de rádio explora universo da música PEsada

Wilfred Gadêlha (apresentador), Zé da Flauta (parceiro), Gustavo Augusto (editor) e AD Luna (apresentador)

Na estreia, o programa aborda a cena psicodélica pernambucana. PEsado é apresentado pelos jornalistas e músicos Wilfred Gadêlha e AD Luna

Um espaço onde a música pesada não tenha amarras, em que possa circular sem preconceitos e barreiras. Esta é a proposta básica do programa de rádio PEsado, que estreou sábado 4 de julho, às 18h, na Universitária FM. Apresentado pelos jornalistas e músicos Wilfred Gadêlha e AD Luna, a iniciativa pretende tratar o nicho de um jeito que ele nunca foi tratado. No primeiro programa, o PEsado vai aborda a psicodelia pernambucana, também conhecida como udigrudi - uma movimentação musical que tem origem nos anos 1970, e voltou a ganhar força nos dias atuais.

A ideia do programa é aliar informação em forma de conteúdo jornalístico e também musical. Ou seja, os temas que serão abordados pretendem estimular a discussão e o debate, de forma que o conhecimento seja difundido para um público mais amplo do que o senso comum tenta fazer acreditar. “Todas as formas de música pesada terão espaço”, diz Gadêlha, autor do livro que dá nome ao programa. “Queremos construir pontes entre os estilos pesados”, complemente AD Luna.

Ouça a edição 01 do PEsado


Os estilos a que Luna se refere são variados: rock, metal, punk, hardcore, psychobilly, psicodélico, progressivo e até mesmo gêneros tidos como “estranhos” ao universo pesado, como o manguebeat e a música eletrônica. “Os programas serão temáticos. Podemos falar tanto do udigrudi quanto do papel da mulher no metal. E isso nos dá mais liberdade para escolher os assuntos que queremos discutir”, complementa. 

A produção independente PEsado segue a linha evolutiva do projeto guarda-chuva proposto por Gadêlha. Além do rádio, estão previstas outras iniciativas em diversas áreas e linguagens. “A ideia é movimentar isso, tendo como ‘grife’ o nome PEsado”, destaca o apresentador.


PSICODELIA
No programa de estreia, o PEsado aborda a psicodelia pernambucana, também chamada de "udigrudi". O público vai ouvir músicas do Ave Sangria, JuveNil Silva, Flaviola, Zé da Flauta e entrevistas desses artistas.

QUEM É QUEM

Wilfred Gadêlha nasceu em Goiana, Pernambuco, em 16 de junho de 1973. Atuou no Diario de Pernambuco e no Jornal do Commercio, assim como em campanhas eleitorais. Foi baterista das bandas Dark Fate e Cérbero e vocalista de Cruor e Câmbio Negro HC. Atualmente, responde pelos vocais no Will2Kill. Participou de duas pesquisas culturais sobre metal e música pesada no Estado e escreveu o livro PEsado - Origem e consolidação do metal em Pernambuco.

AD Luna (Adelson Luna) nasceu em Porto Alegre, mas cresceu no Recife. É baterista da ZMusique, tocou no Querosene Jacaré, Monjolo, Cruor, entre outras bandas. É apresentador do Mão na Massa, quadro do programa Showlivre, que será exibido na TV Cultura. É formado em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco. Trabalhou como diretor de Internet da Prefeitura do Recife, durante a primeira gestão do prefeito João Paulo. Foi repórter, apresentador e gerente de conteúdo do Showlivre.com, site paulista de TV Web especializado em música. Foi repórter dos cadernos de cultura do Jornal do Commercio e do Diario de Pernambuco. Atualmente, é roteirista e repórter do programa Som na Rural e colaborador da Revista Continente.

PEsado na rede:
Facebook/PEsadoRadio
Soundcloud.com/pesado-2
Twitter.com/@RadioPesado